Visite a Prefeitura no Instagram Visite o canal da Prefeitura no YouTube Visite a Prefeitura no Flickr Visite a Prefeitura no Facebook Siga a Prefeitura no Twitter
Outubro Rosa segue em Mauá com ampla programação nas unidades de saúde
Apenas no primeiro semestre de 2016, foram realizadas 4.124 mamografias; encaminhamento para a realização dos exames é a partir da Unidade Básica de Saúde

 

Mauá continua a programação de atividades em homenagem à Campanha Outubro Rosa, de combate e prevenção ao câncer de mama. A Secretaria de Saúde não tem como precisar o número de mulheres com a doença porque exige tratamento de alta complexidade, que é atribuição do Governo do Estado. Assim, a primeira consulta e exames são realizados no município e, depois, as mulheres são encaminhadas para tratamento no sistema estadual.  

O encaminhamento para a realização dos exames é a partir da Unidade Básica de Saúde (UBS), que Mauá tem o número de 23 distribuídas pelos bairros. A Secretaria de Saúde de Mauá realiza exames de mamografia na Santa Casa, Hospital Mário Covas, Ambulatório de Especialidades Médicas (AME) Barradas e AME Santo André. Por se referir à alta complexidade, o tratamento é realizado pela Secretaria Estadual de Saúde.  

Mauá registrou 273 óbitos por câncer de mama desde 2006. No primeiro semestre de 2016, foram realizadas 4.124 mamografias. O Centro de Referência em Saúde da Mulher, Criança e Adolescente e AME Mauá realizam o exame de ultrassonografia. Para a enfermeira Poliana Santos de Araújo, que está na organização das atividades de prevenção ao câncer de mama para o público feminino que frequenta o Centro de Referência em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente (CRSMCA), a ultrassonografia “é importante, principalmente, quando existem fatores de risco, por conta do diagnóstico precoce e a informação.” 

A médica ultrassonografista Samia Soares atende no CRSMCA e lembra que é “através do exame que é possível rastrear nódulos e antecipar o tratamento, antecipando o tratamento e aumentando as chances de cura.” 

Absenteísmo atrapalha a realização dos exames 

A Secretaria de Saúde tem feito a avaliação e regulação da fila de espera para mamografias visando a redução do absenteísmo, com melhor aproveitamento da oferta existente. Como exemplo, no último dia 20, de 30 exames de ultrassonografia agendados, apenas nove pessoas compareceram para a sua realização no Centro de Referência em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente. Há uma demanda encaminhada permanentemente à Secretaria Estadual de Saúde para que haja ampliação da oferta dos procedimentos nos equipamentos estaduais de referência para o município e região. 

Para a prevenção, a Secretaria de Saúde tem a rotina de orientação à população, incentivo aos hábitos saudáveis, o que reduz os fatores de risco; estímulo à realização do autoexame; e incentivo à realização de exames de imagem na faixa de idade preconizada pelo Ministério da Saúde. Todos os serviços municipais de saúde estão abordando o tema saúde da mulher de maneira ampla e nesse momento fazendo um recorte na questão do câncer de mama. Em termos preventivos indicarão, além do autoexame, a procura por acompanhamento médico de maneira global e a realização exames de detecção periódicos, conforme indicado pelas equipes multiprofissionais da rede. 

“Essas atividades de sensibilização e informação se darão em salas de espera, rodas de conversa e oficinas já existentes nos serviços, que abordam temáticas oportunas ao cuidado em saúde, buscando não apenas a prevenção e tratamento, mas a promoção que estimula a mulher ao cuidado integral, sendo ela protagonista deste cuidado, buscando serviços de saúde da rede municipal”, explicou a gerente do Núcleo de Gestão em Especialidades. 

Confira a programação nas Unidades Básicas de Saúde para o Outubro Rosa:                                                                                                                                                       

UBS Vila Assis - 28/10/2016 – 14h – Grupo de Planejamento Familiar

UBS Primavera Dia 25/10/16 – coleta para exame de citologia oncológica

Dia 26/10/16 – Grupo com Mulheres, Atividade Física com Orientações e brincadeiras
Dia 27/10/16 – Grupo de HiperDia (Hipertensão e Diabetes) com as Mulheres e orientação da Saúde da Mulher

UBS Macuco – 24/10/2016 – 14h – Palestra Autoexame no CRAS Macuco
– 25/10/2016 – Manhã/Tarde – Palestras no CRAS Macuco

UBS Flórida – 21/10 – 14h – Palestra sobre autoexame de mamas e câncer de mama
– 26/10 – 14h – Palestra sobre autoexame de mamas e câncer de mama
– 26/10 – 9h e 14h – Palestra sobre autoexame de mamas e câncer de mama
– Associação Amigos de Bairro do Itapark

UBS Guapituba
Grupo de Mulheres para a conscientização da importância do autoexame das mamas, palestras na sala de espera e decoração da UBS

UBS Oratório
– Palestra todas as sexta-feiras – 14h
– Palestras noturnas em igrejas para mulheres – 19h
– Dia especial para as Mulheres da Caminhada para avaliação de Hipertensão Arterial, Diabetes, Câncer de Mama, DST’s com a  orientação e caminhada até a quadra ou academia de Saúde para exercícios

UBS Zaíra I
– Salas de espera durante o mês de outubro com atividades lúdicas
– Dia 25 – entrega de resultados de exames de prevenção com todas as equipes
– Aula de zumba nos dois períodos com participação de todos funcionários e a comunidade

UBS Santista
– Quadro com informações sobre o tema
– Entrega de folder explicativo
– Ações com vídeos e palestras na sala de espera

UBS Kennedy
Estamos fazendo Planejamento Pré-Natal a livre demanda, grupos e orientações de sala de espera

UBS Jardim Mauá

– 24 e 27/10 – Palestra na Escola Aristides Augusto Fernandes

UBS Parque das Américas
– Solicitação de mamografias a livre demanda
– Intensificação de coleta de Papanicolau durante o mês
– Atividade com mulheres na comunidade – palestras
– 27/10 – 14h – Sorteio de brindes e chá da tarde – Igreja São Felipe
– 24/10 – Coleta de papanicolau e palestra para mulheres que não conseguem utilizar a unidade no horário normal

UBS Sônia Maria

– 25/10/2016 – 9h30 – Palestra para os participantes do grupo de atividade física no Salão da Igreja Nossa Senhora de Lourdes
– Grupos para Sala de Espera no decorrer do mês
– Plantão de dúvidas – Outubro Rosa – UBS Sônia Maria – a equipe de enfermagem estará à disposição das 7h às 21h para responder dúvidas, fazer orientações, e elaboração de encaminhamento para mamografia.

UBS Capuava
– Palestra sobre o autoexame das mamas, importância da realização do papanicolau
– Coleta para exame papanicolau

UBS Paranavaí

- 27/10 – Grupo de Planejamento Familiar

 


25/10/2016 11:43