01/07/2011

Conferência de Assistência Social reúne 500 participantes
Vice-presidente do Conselho Nacional destacou a articulação entre secretarias em Mauá

Roberto Mourão/ PM

Teatro Municipal sediu a abertura das atividades

 

O protagonismo dos usuários da rede de proteção da Secretaria de Assistência Social foi destacado no discurso de abertura da secretária Celma Dias, ao falar sobre a importância da participação popular, avanços e desafios da sua pasta no município. A abertura ocorreu na tarde da quinta-feira (30), no Teatro Municipal, com a presença de mais de 500 participantes.

 

O evento contou com a presença do prefeito Oswaldo Dias, que considerou os servidores da pasta como uma militância que desenvolve um trabalho importante para os moradores em áreas carentes. Ele afirmou que “toda a sociedade tem que buscar o desenvolvimento da autonomia e a afirmação da cidadania”.

 

A palestra de abertura ficou a cargo do assessor do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome e Secretaria Nacional de Assistência Social e vice-presidente do Conselho Nacional da área, Renato Francisco dos Santos Paula. Ele anunciou que a presidente Dilma Rousseff pretende sancionar o projeto de lei que inclui o Sistema Único de Assistência Social na Lei Orgânica do setor. Esta iniciativa é importante porque “quanto mais regulada for a Assistência Social, fica mais fácil de ser reclamável enquanto direito”, detalhou. “A participação de vários secretários nesta conferência mostra que a Prefeitura conseguiu articular as áreas que prestam o atendimento integrado”, disse o assessor.

 

Propostas aprovadas

Os jovens Lucas de Souza Oliveira, 17 anos, e Wanderson Martins, 17, participaram das atividades desde as discussões na pré-conferência realizada no Jardim Feital. Participação que resultou na apresentação de propostas e na aprovação delas, nos encerramentos dos trabalhos. “Propiciar cursos em diversas áreas, adequando às necessidades do mercado de trabalho e beneficiando jovens e adultos, em parceria com a Secretaria de Trabalho e Renda” foi a proposta apresentada pelos jovens e seus amigos e que foi aprovada por unanimidade. “Foi uma experiência nova, importante não apenas para nós, mas para outras pessoas também”, afirmou Lucas. Wanderson comemorou: “Nossa proposta foi levada a sério. Gostaram e aprovaram.”

 

Mauá conta com 65% de cobertura dos serviços de Assistência Social. “Teremos gestão plena até o final do ano, ou seja, estaremos adotando o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) na totalidade do município, que é o desejado por qualquer cidade”, explicou a coordenadora da Proteção Básica, Xênia Souza. Seis delegados e seis suplentes foram eleitos para representar Mauá na etapa estadual do evento, previsto para outubro. 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
01/07/2011 15:45


Outras Notícias

05/12/2019

Mauá pode ganhar Usina de Recuperação Energética e tem audiência marcada para o dia 12

04/12/2019

Inaugurações e shows gratuitos são parte da programação de aniversário de Mauá

Iniciativas atenderão milhares de pessoas de baixa renda no município

25/11/2019

Prefeitura de Mauá apoia corrida de rua no aniversário da cidade

Ação esportiva em prol da saúde é a terceira no município

05/12/2019

Prefeitura de Mauá reduz em 20% a tarifa de esgoto

Agora a conta passa a ter o mesmo valor da água

05/12/2019

Consulta Pública Sabesp

12/11/2019

Refis para Pessoas Jurídicas

24/10/2019

Prefeitura lança o Regulariza Mauá em novembro

09/10/2019

Com 53 novos ônibus, idade média de frota em Mauá cai para 1,6 ano

Governo também retoma as seis linhas expressas; veículos se somam a 100 coletivos entregues em 2017

08/10/2019

Mauá define os novos conselheiros tutelares

Município registrou mais de 23 mil votos, que elegeram 15 titulares, sendo que seis renovaram o mandato

03/10/2019

Saiba quem são os 15 finalistas do 5º Concurso de Gastronomia de Mauá

Evento promove a alimentação saudável, econômica e sustentável