06/07/2011

Diferentes formas de ver a vida: o CALEIDOSCÓPIO
Projeto é uma alternativa socioeducativa para 900 jovens de sete a 17 anos

Gil Sobrinho

Pessoas de todas as idades participam do projeto Caleidoscópio, no Jardim Primavera

 

O caleidoscópio é um objeto que transmite informações visuais coloridas, por intermédio de espelhos, através da reflexão da luz em pequenos objetos colocados em seu interior, criando movimentos e efeitos diversos. Caleidoscópio também é o nome de um projeto desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social, nos cinco Centros de Ações Socioeducativas (CASEs) e no Projeto Bombeiros Mirins de Mauá e Ação Jovem.

 

Teatro, jogral, dança, música, pintura e poesia são alguns dos recursos utilizados como estratégia para influenciar na construção do pensamento e caráter de quem dele aproveita a variedade de reflexões e aprendizado do raciocínio crítico. São 900 jovens, com idade entre sete e 17 anos, atendidos pelo Caleidoscópio.

 

Um projeto com estas características só poderia ter a grande repercussão junto aos participantes, seus pais e toda a comunidade. Perliane Leite, de 12 anos, sempre foi uma boa filha, mas, conforme explicou a mãe Orlandira Leite, a preocupação era com o tempo disponível sem fazer nada de útil. “Adorei o projeto, principalmente, para que ela não fique na rua e aprenda alguma coisa”, reconheceu.

 

Um dos requisitos para integrar a atividade é de que o jovem ou criança more em área de risco social, vulneráveis ao tráfico de drogas, por exemplo. “Aprendi sobre a importância de preservar o meio ambiente, reciclar muitos produtos, não usar drogas... gosto muito de participar, mas adoro fazer artesanato com biscuit”, declarava Perliane até que sua amiga, Geovana Lidielle, de 12 anos, completou animadamente: “a gente aprendeu também a não ficar grávida na adolescência e um monte de coisas novas”, com o que a menina concordou.
 
Além disso, as garotas e garotos aprendem a valorizar o próprio corpo, a pensar no futuro com responsabilidade, nas formas que cada um tem para contribuir para um mundo melhor e a construir uma personalidade mais saudável, com vistas às inúmeras possibilidades que a vida pode ter.

 

“Procuramos estimular o jovem a pensar, refletir, repensar suas próprias responsabilidades, para que pensem antes de qualquer atitude. Transformar o indivíduo é uma forma de apresentar caminhos diferentes”, afirmou a coordenadora do Núcleo de Apoio às Atividades Socioeducativas, da Secretaria de Assistência Social, Xênia Souza. O projeto vai ao encontro do planejamento da administração municipal, quando se debatem e se organizam agora os rumos da cidade para o ano de 2025. “Não é possível fazer isso sem pensar nas crianças e adolescentes de hoje que construirão o futuro da cidade”, explicou.

 

Tudo isso representa o Projeto Caleidoscópio, no conceito de que o jovem, a partir dos elementos de sua própria história, se distancie das situações de risco e perceba, veja e alcance o mundo com as diversas oportunidades que ele proporciona.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
06/07/2011 17:01


Outras Notícias

08/07/2020

Trabalhadores da área da Cultura podem receber renda emergencial de R$ 600

Valor será pago para artistas, produtores, técnicos, curadores, oficineiros e professores de escolas de arte

08/07/2020

Mauá registra 72 novos recuperados pelo coronavírus em 24h

Cidade contabiliza um óbito por Covid-19, de acordo com novos resultados enviados pelo Instituto Adolfo Lutz

02/07/2020

2ª chamada do Edital Municipal da Cultura

O projeto será aplicado às Quartas Culturais em formato online

29/06/2020

Mauá adquire R$ 345 mil de recursos estaduais para beneficiar artistas da cidade

O edital abrange pessoas físicas e jurídicas para que enviem seus projetos culturais

08/06/2020

Cadastro dos artistas da cidade

Participe!

04/06/2020

Mauá anuncia entrega de kits de alimentação para crianças de creches durante pandemia

Prefeitura também implementará o Jantar do Trabalhador no Terminal Rodoviário Central, mais um ponto de atendimento do Restaurante Popular, além da retomada do café da manhã

11/05/2020

RESOLUÇÃO SF Nº 438 DE 8 DE MAIO DE 2020

Altera dispositivo da Resolução SF nº 417, de 3 de agosto de 2017, que dispõe sobre regras de recolhimento do ISSQN

23/03/2020

Prefeitura decreta estado de emergência a partir de terça-feira (24) em combate ao coronavírus

Outras ações são fechamento de comércio que não são essenciais e abastecimento de água por caminhão-pipa

17/03/2020

Atenção

14/02/2020

Veja aqui informações sobre o IPTU 2020: descontos, vencimentos, 2ª via e mais

Tributo terá 10% de desconto a contribuintes que não apresentarem débitos e efetuarem pagamento em parcela única