06/07/2011

Diferentes formas de ver a vida: o CALEIDOSCÓPIO
Projeto é uma alternativa socioeducativa para 900 jovens de sete a 17 anos

Gil Sobrinho

Pessoas de todas as idades participam do projeto Caleidoscópio, no Jardim Primavera

 

O caleidoscópio é um objeto que transmite informações visuais coloridas, por intermédio de espelhos, através da reflexão da luz em pequenos objetos colocados em seu interior, criando movimentos e efeitos diversos. Caleidoscópio também é o nome de um projeto desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social, nos cinco Centros de Ações Socioeducativas (CASEs) e no Projeto Bombeiros Mirins de Mauá e Ação Jovem.

 

Teatro, jogral, dança, música, pintura e poesia são alguns dos recursos utilizados como estratégia para influenciar na construção do pensamento e caráter de quem dele aproveita a variedade de reflexões e aprendizado do raciocínio crítico. São 900 jovens, com idade entre sete e 17 anos, atendidos pelo Caleidoscópio.

 

Um projeto com estas características só poderia ter a grande repercussão junto aos participantes, seus pais e toda a comunidade. Perliane Leite, de 12 anos, sempre foi uma boa filha, mas, conforme explicou a mãe Orlandira Leite, a preocupação era com o tempo disponível sem fazer nada de útil. “Adorei o projeto, principalmente, para que ela não fique na rua e aprenda alguma coisa”, reconheceu.

 

Um dos requisitos para integrar a atividade é de que o jovem ou criança more em área de risco social, vulneráveis ao tráfico de drogas, por exemplo. “Aprendi sobre a importância de preservar o meio ambiente, reciclar muitos produtos, não usar drogas... gosto muito de participar, mas adoro fazer artesanato com biscuit”, declarava Perliane até que sua amiga, Geovana Lidielle, de 12 anos, completou animadamente: “a gente aprendeu também a não ficar grávida na adolescência e um monte de coisas novas”, com o que a menina concordou.
 
Além disso, as garotas e garotos aprendem a valorizar o próprio corpo, a pensar no futuro com responsabilidade, nas formas que cada um tem para contribuir para um mundo melhor e a construir uma personalidade mais saudável, com vistas às inúmeras possibilidades que a vida pode ter.

 

“Procuramos estimular o jovem a pensar, refletir, repensar suas próprias responsabilidades, para que pensem antes de qualquer atitude. Transformar o indivíduo é uma forma de apresentar caminhos diferentes”, afirmou a coordenadora do Núcleo de Apoio às Atividades Socioeducativas, da Secretaria de Assistência Social, Xênia Souza. O projeto vai ao encontro do planejamento da administração municipal, quando se debatem e se organizam agora os rumos da cidade para o ano de 2025. “Não é possível fazer isso sem pensar nas crianças e adolescentes de hoje que construirão o futuro da cidade”, explicou.

 

Tudo isso representa o Projeto Caleidoscópio, no conceito de que o jovem, a partir dos elementos de sua própria história, se distancie das situações de risco e perceba, veja e alcance o mundo com as diversas oportunidades que ele proporciona.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
06/07/2011 17:01


Outras Notícias

05/12/2019

Mauá pode ganhar Usina de Recuperação Energética e tem audiência marcada para o dia 12

04/12/2019

Inaugurações e shows gratuitos são parte da programação de aniversário de Mauá

Iniciativas atenderão milhares de pessoas de baixa renda no município

25/11/2019

Prefeitura de Mauá apoia corrida de rua no aniversário da cidade

Ação esportiva em prol da saúde é a terceira no município

05/12/2019

Prefeitura de Mauá reduz em 20% a tarifa de esgoto

Agora a conta passa a ter o mesmo valor da água

05/12/2019

Consulta Pública Sabesp

12/11/2019

Refis para Pessoas Jurídicas

24/10/2019

Prefeitura lança o Regulariza Mauá em novembro

09/10/2019

Com 53 novos ônibus, idade média de frota em Mauá cai para 1,6 ano

Governo também retoma as seis linhas expressas; veículos se somam a 100 coletivos entregues em 2017

08/10/2019

Mauá define os novos conselheiros tutelares

Município registrou mais de 23 mil votos, que elegeram 15 titulares, sendo que seis renovaram o mandato

03/10/2019

Saiba quem são os 15 finalistas do 5º Concurso de Gastronomia de Mauá

Evento promove a alimentação saudável, econômica e sustentável