07/07/2011

Hospital Nardini-FUABC realiza alimentação por endoscopia
Suporte nutricional é fundamental para pacientes graves que não se alimentam normalmente

O Hospital Nardini-FUABC de Mauá realizou, pela primeira vez, uma gastronomia endoscópica percutânea, em uma paciente com doença de Alzheimer avançada que a impossibilitava de ter uma alimentação normal. O procedimento é indicado para pacientes que, por diversas razões, não têm capacidade de se alimentar de forma satisfatória devido a distúrbios de deglutição e necessitam de suporte por longo período ao apresentarem risco nutricional.
 
A gastronomia substitui a sonda convencional colocada no nariz ou na boca até o estômago ou intestino e é, geralmente, realizada em pacientes com sequelas de acidente vascular cerebral, doença de Alzheimer, Mal de Parkinson, demência senil, tumores da cabeça e pescoço, tumores no esôfago, entre outras indicações.
 
O suporte nutricional constitui um dos fatores importantes para a recuperação de pacientes. A via mais utilizada é a enteral, pela qual é fornecida uma fórmula líquida por meio de sonda. Assim, é possível nutrir com o que a paciente necessita independente da sua ajuda, fome ou vontade de comer. A alimentação por sonda é usada quando o paciente não pode utilizar a boca no processo de digestão. Apesar da qualidade do material com que são fabricadas, as sondas podem levar a complicações como esofagite pela irritação local causada por atrito, refluxo gastroesofágico com aspiração pulmonar, erosões na narina e até obstruções pelo conteúdo administrado.
 
A gastrostomia endoscópica percutânea é procedimento ideal para pacientes que necessitem de suporte nutricional por período acima de 30 dias, mas que são incapazes de fazê-lo de maneira natural, transitória ou definitivamente, sendo facilmente removível quando retornarem à rotina por via oral. A colocação é feita com auxílio da videoendoscopia com o paciente sedado, ou seja, sem anestesia geral e sem incisão da parede abdominal.
 
A equipe que participou deste primeiro procedimento no Hospital Nardini-Fundação do ABC é formada pelo cirurgião José Antonio Souto Tiveron, o anestesista Adriano de Paula, o endoscopista André Lino, a anestesista Juliana Ciarrocchi, o enfermeiro Jack Gomes, a auxiliar endoscopista Francisca Maria e da auxiliar Lindalva Cuba.
 
O também assessor técnico e especialista em Nutrologia pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (SBNPE) do Hospital Nardini-FUABC, Tiveron, explica que é fundamental tratar pacientes hospitalizados com medidas de apoio à dieta utilizando o máximo de cuidado e ajudando o quadro nutricional de cada um. “A maioria destes pacientes teria que conviver com uma sonda posicionada do nariz até o intestino (sonda nasoenteral) para infusão de dietas especiais, estando sujeita às suas complicações e necessidade frequente de trocas. Através da gastrostomia endoscópica percutânea, uma sonda especial colocada através da parede abdominal diretamente no estômago, facilita os cuidados com o material, o manuseio para a família e reduz as complicações pulmonares”, afirmou.
 

Terapia nutricional

 
Além disso, o Hospital Nardini-FUABC dispõe de Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional (EMTN) composta por médico, nutricionistas, enfermeiros e farmacêutico. Essa equipe realiza a gestão da qualidade global na assistência ao paciente, com avaliação contínua e individualizada, que permite identificar e resolver problemas bem como detectar, precocemente, aqueles com comprometimento do estado nutricional.
 
Isso melhora a resposta ao tratamento da patologia e diminuindo o tempo de permanência hospitalar e custos com o tratamento, além de reduzir a mortalidade. A atuação da equipe visa também à realização de pesquisas na área, em busca do aprimoramento técnico e contribuição científica.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
07/07/2011 17:27


Outras Notícias

21/02/2020

Confira o que abre e fecha em Mauá neste Feriadão de Carnaval

Se programe para aproveitar os parques abertos durante todo o feriado prolongado, entre os dias 22 e 26 de fevereiro

14/02/2020

Garantir o SUS só ocorre com a participação popular. Esperamos você. Inscreva-se!

O Conselho Municipal de Saúde elegerá 32 novos integrantes; inscrições começam em 2 de março

14/02/2020

Veja aqui informações sobre o IPTU 2020: descontos, vencimentos, 2ª via e mais

Tributo terá 10% de desconto a contribuintes que não apresentarem débitos e efetuarem pagamento em parcela única

27/01/2020

Programa Prefeitura Mais Você inicia ações em quatro bairros nesta quarta-feira (15)

Mais de dez serviços são oferecidos de uma só vez no novo projeto da Prefeitura de Mauá

06/01/2020

Prefeitura de Mauá oferece primeiro curso gratuito de teatro musical do estado de São Paulo

Inscrições se iniciam nesta segunda-feira (6) e vão até dia 17; audição será no dia 20 de janeiro

11/02/2020

Centro Especializado de Reabilitação será reinaugurado neste sábado

Espaço localizado na Vila Magini servirá para atender deficientes auditivos, físicos, visuais e intelectuais

05/12/2019

Mauá pode ganhar Unidade de Recuperação Energética e tem audiência marcada para o dia 12

04/12/2019

Inaugurações e shows gratuitos são parte da programação de aniversário de Mauá

Iniciativas atenderão milhares de pessoas de baixa renda no município

25/11/2019

Prefeitura de Mauá apoia corrida de rua no aniversário da cidade

Ação esportiva em prol da saúde é a terceira no município

15/01/2020

Prefeitura de Mauá reduz em 20% a tarifa de esgoto

Agora a conta passa a ter o mesmo valor da água