18/08/2011

Projeto mauaense será apresentado em Fórum no Peru
Caleidoscópio abre novas perspectivas para crianças e adolescentes do município

Evandro Oliveira/ PM

Caleidoscópio oferece a essas crianças e adolescentes a oportunidade de novas perspectivas de vida

O projeto Caleidoscópio, da Secretaria de Assistência Social de Mauá, será apresentado durante a primeira reunião de autoridades locais da Unidade Temática da Juventude da Rede Mercocidades, por representantes do Núcleo de Ações Socioeducativas, Xênia Sousa e Ademar Sartori Junior. O encontro acontecerá de 24 a 27 de agosto, na cidade de Jesus Maria, no Peru. No evento, cujo principal será Sociabilidade e Integração dos Jovens em situação de vulnerabilidade, serão apresentadas experiências desenvolvidas em diversas cidades de países que integram o Mercosul.

“Aprendi a ter postura, a não julgar a pessoa pelo que ela aparenta, a ter interesse pelos estudos, a ter limites, a fazer a coisa certa na hora certa. Hoje, acho que precisamos ter calma e entender as diferenças, para que todos se ajudem e tenhamos um futuro melhor”, explicou Eri Johnson dos Santos Silva, de 14 anos, que frequenta o Caleidoscópio no Jardim Oratório, uma das áreas mais socialmente vulneráveis da cidade. Outro participante do projeto é Elessandro Elias Bello, de 16 anos. “Eu quero ser bombeiro”, afirmou convicto. “A gente pode construir uma vida melhor tendo paciência, enfrentando as dificuldades com confiança”, completou Elessandro, que sabe bem sobre superação, oriundo de uma família de 16 irmãos e que trabalha para ajudar a família.

Ao todo, são quase 900 crianças e adolescentes que participam do Projeto Caleidoscópio, moradores em área de risco social, vulneráveis ao tráfico de drogas, por exemplo. A atividade é realizada nos cinco Centros de Ações Socioeducativas (CASEs), no Projeto Bombeiros Mirins de Mauá e Ação Jovem.

Teatro, jogral, dança, música, pintura e poesia são alguns dos recursos socioeducativos utilizados como estratégia para influenciar na construção do pensamento e caráter de quem dele aproveita a variedade de reflexões e o aprendizado do raciocínio crítico. “A consolidação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) promoveu o avanço das políticas públicas com o objetivo de formar cidadãos para que tenham uma vida digna”, disse a coordenadora do Núcleo, Xênia Souza. O conceito é de que o jovem, a partir dos elementos de sua própria história, se distancie das situações de risco e alcance o mundo com as diversas oportunidades que ele proporciona.

“O Caleidoscópio oferece a essas crianças e adolescentes a oportunidade de buscar novas perspectivas de vida por meio de estudo de temas socioeducativos, trabalhados no dia-a-dia”, explicou a gerente do Centro de Ações Socioeducativas (CASE) do Jardim Oratório, Andréia dos Santos. O nome “caleidoscópio” remete ao objeto que transmite informações visuais coloridas, por meio da reflexão da luz em pequenos objetos que criam efeitos diversos.

A proposta do encontro internacional é valorizar o distanciamento do uso de drogas promovido pelas ações socioeducativas desenvolvidas com os jovens. Após as palestras, haverá workshops para análise, reflexão e elaboração de propostas de viabilidade e aplicabilidade dos trabalhos apresentados nas demais cidades participantes.

O Núcleo de Apoio às Atividades Socioeducativas planeja e presta suporte às ações realizadas nos diferentes grupos nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Ações Socioeducativas (CASE). Ele também promove a articulação e realiza formação específica, contribuindo para o planejamento e a realização das ações da inclusão produtiva.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
18/08/2011 18:08


Outras Notícias

05/12/2019

Mauá pode ganhar Usina de Recuperação Energética e tem audiência marcada para o dia 12

04/12/2019

Inaugurações e shows gratuitos são parte da programação de aniversário de Mauá

Iniciativas atenderão milhares de pessoas de baixa renda no município

25/11/2019

Prefeitura de Mauá apoia corrida de rua no aniversário da cidade

Ação esportiva em prol da saúde é a terceira no município

05/12/2019

Prefeitura de Mauá reduz em 20% a tarifa de esgoto

Agora a conta passa a ter o mesmo valor da água

05/12/2019

Consulta Pública Sabesp

12/11/2019

Refis para Pessoas Jurídicas

24/10/2019

Prefeitura lança o Regulariza Mauá em novembro

09/10/2019

Com 53 novos ônibus, idade média de frota em Mauá cai para 1,6 ano

Governo também retoma as seis linhas expressas; veículos se somam a 100 coletivos entregues em 2017

08/10/2019

Mauá define os novos conselheiros tutelares

Município registrou mais de 23 mil votos, que elegeram 15 titulares, sendo que seis renovaram o mandato

03/10/2019

Saiba quem são os 15 finalistas do 5º Concurso de Gastronomia de Mauá

Evento promove a alimentação saudável, econômica e sustentável