06/02/2013

Alimentação Escolar atende 23 mil crianças por dia em Mauá
Um diferencial na alimentação escolar de Mauá é o atendimento individual de crianças que apresentam intolerância a algum alimento.

Evandro Oliveira/ PM

Mauá é uma das poucas cidades que possuem gestão plena da Alimentação Escolar

Ainda popularmente tratada como merenda escolar, mas definida tecnicamente como Alimentação Escolar por conta de seu valor nutricional, as refeições oferecidas pela Prefeitura de Mauá obedecem a padrões estabelecidos por legislação federal.

Mauá é uma das poucas cidades que possuem gestão plena da Alimentação Escolar. A Secretaria de Segurança Alimentar é encarregada de gerenciar todos os procedimentos para garantir aos usuários da rede municipal refeição saudável e nutritiva. “A alimentação escolar é prioridade na administração municipal para complementar a alimentação da criança” afirma Marcos Filório, secretário de Segurança Alimentar.

Todo cardápio é definido pela equipe de nutricionistas da secretaria, seguindo as orientações estabelecidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, que compartilha com o município o custeio da alimentação.

A atuação da equipe da Segurança Alimentar vai muito além da montagem do cardápio, distribuição dos produtos e treinamento das merendeiras. “Nosso intuito é diagnosticar como estão as crianças e qual está sendo o impacto da alimentação no desenvolvimento de cada uma,” relata Marcos Filório. Para tanto, será desenvolvido trabalho conjunto com a Secretaria de Saúde para levantar como está a passagem destas crianças pela rede municipal. “Afinal criança bem alimentada é mais saudável, menos suscetível a doenças e precisa de menos atendimento na rede de saúde,” completa Filório.

Outra frente de atuação é capacitar os professores para o desenvolvimento de trabalho de educação alimentar com as crianças. Mas a ação deve ser ainda mais ampla com a realização de curso de Educação Alimentar nas comunidades do entorno das escolas e onde a Secretaria tem atuação. A intenção é conseguir formar uma rede de proteção com hábitos alimentares saudáveis atendendo a criança na creche e pré-escola e a família na comunidade.

Um diferencial na alimentação escolar de Mauá é o atendimento individual de crianças que apresentam intolerância a algum alimento. Nestas situações é formulada dieta especial observando a indicação médica de cada um. Novo procedimento de compra, para tais itens, está sendo adotado para garantir mais quantidade e variedade de opções.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
06/02/2013 18:12


Outras Notícias

15/01/2020

Programa Prefeitura Mais Você inicia ações em quatro bairros nesta quarta-feira (15)

Mais de dez serviços são oferecidos de uma só vez no novo projeto da Prefeitura de Mauá

06/01/2020

Prefeitura de Mauá oferece primeiro curso gratuito de teatro musical do estado de São Paulo

Inscrições se iniciam nesta segunda-feira (6) e vão até dia 17; audição será no dia 20 de janeiro

12/12/2019

Centro Especializado de Reabilitação será reinaugurado neste sábado

Espaço localizado na Vila Magini servirá para atender deficientes auditivos, físicos, visuais e intelectuais

05/12/2019

Mauá pode ganhar Unidade de Recuperação Energética e tem audiência marcada para o dia 12

04/12/2019

Inaugurações e shows gratuitos são parte da programação de aniversário de Mauá

Iniciativas atenderão milhares de pessoas de baixa renda no município

25/11/2019

Prefeitura de Mauá apoia corrida de rua no aniversário da cidade

Ação esportiva em prol da saúde é a terceira no município

15/01/2020

Prefeitura de Mauá reduz em 20% a tarifa de esgoto

Agora a conta passa a ter o mesmo valor da água

05/12/2019

Consulta Pública Sabesp

12/11/2019

Refis para Pessoas Jurídicas

24/10/2019

Prefeitura lança o Regulariza Mauá em novembro