22/05/2013

Mauá recebe quatro novas ambulâncias e descentraliza base do SAMU
O objetivo é reduzir o tempo de atendimento das chamadas para no máximo 12 minutos. Só neste ano foram entregues seis novas ambulâncias.

Evandro Oliveira/ PM

Com os novos veículos tempo de atendimento poderá cair para 12 minutos

A Prefeitura de Mauá deu mais um passo para melhorar o atendimento a emergência na cidade. Na manhã desta quarta-feira (22/05), foram entregues mais quatro novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Durante o ato de entrega dos equipamentos foi anunciada a descentralização das bases de onde partem as ambulâncias para os atendimentos.

O objetivo é reduzir o tempo de atendimento das ocorrências, que hoje está em torno de 17 minutos, para até 12 minutos, como recomendado pelo Ministério da Saúde. “Parece pouco, mas cada minuto, cada segundo é muito importante para salvar uma vida”, explicou o prefeito Donisete Braga durante pronunciamento na solenidade realizada na sede do Corpo de Bombeiros, em Mauá.

A partir de hoje as três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade contarão com uma ambulância do SAMU, que atenderá os chamados nas regiões da Vila Assis Brasil, Vila Magini e Jardim Zaíra. Outras unidades ficarão a postos nos batalhões do Corpo de Bombeiros no Parque São Vicente e Zaíra. “Até o mês de agosto pretendemos criar pelo menos mais duas. Uma na UPA da Vila São João e outra na UBS do Jardim Sônia Maria”, afirmou a secretária de Saúde, Lumena Furtado.

Essa é a segunda entrega de ambulâncias para Mauá realizada pelo Governo Federal este ano. Em 2 de abril foram entregues duas: Uma de atendimento básico e outra de atendimento avançado. A microrregião formada por Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra conta com oito ambulâncias do SAMU (cinco de atendimento básico e três avançados).

As quatro unidades entregues agora vão substituir outras que estão em uso desde 2004, que passarão por manutenção preventiva e vão ficar como reserva. A secretaria de Saúde da cidade já solicitou ao ministério mais unidades e também cinco motolâncias.

Das quatro ambulâncias entregues nesta quarta-feira, duas são especiais. Ambas contam com tração nas quatro rodas. “Isso dará mais agilidade, qualidade e conforto no atendimento em ocorrências em estradas de terra e locais de aclive mais acentuado”, disse Lumena.

Para a coordenadora geral do SAMU, Marta Magalhães Ataíde a renovação da frota é fundamental para a eficácia do atendimento. “Os veículos rodam 24 horas por dia e apresentam desgaste. Vamos ter um ganho muito grande no tempo de resposta aos chamados. O Governo Federal avaliou a solicitação e entendeu a necessidade da região receber esses equipamentos diferenciados, que vai ajudar muito nas regiões com acesso mais complicado”, ressaltou.

O tenente-coronel Roberto Alboredo, responsável pelo 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros, declarou ser importante essa integração de iniciativas como a chegada de novas ambulâncias e a descentralização. “Com certeza isso representa um ganho de força e qualidade no atendimento. Atuar em conjunto é fundamental, pois muitas vezes há duplicidade de chamado, a mesma ocorrência chega ao mesmo tempo para o SAMU (192) e para os Bombeiros (193). E por isso precisamos sempre atuar em conjunto”, afirmou Alboredo.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
22/05/2013 23:22


Outras Notícias

21/02/2020

Confira o que abre e fecha em Mauá neste Feriadão de Carnaval

Se programe para aproveitar os parques abertos durante todo o feriado prolongado, entre os dias 22 e 26 de fevereiro

14/02/2020

Garantir o SUS só ocorre com a participação popular. Esperamos você. Inscreva-se!

O Conselho Municipal de Saúde elegerá 32 novos integrantes; inscrições começam em 2 de março

14/02/2020

Veja aqui informações sobre o IPTU 2020: descontos, vencimentos, 2ª via e mais

Tributo terá 10% de desconto a contribuintes que não apresentarem débitos e efetuarem pagamento em parcela única

27/01/2020

Programa Prefeitura Mais Você inicia ações em quatro bairros nesta quarta-feira (15)

Mais de dez serviços são oferecidos de uma só vez no novo projeto da Prefeitura de Mauá

06/01/2020

Prefeitura de Mauá oferece primeiro curso gratuito de teatro musical do estado de São Paulo

Inscrições se iniciam nesta segunda-feira (6) e vão até dia 17; audição será no dia 20 de janeiro

11/02/2020

Centro Especializado de Reabilitação será reinaugurado neste sábado

Espaço localizado na Vila Magini servirá para atender deficientes auditivos, físicos, visuais e intelectuais

05/12/2019

Mauá pode ganhar Unidade de Recuperação Energética e tem audiência marcada para o dia 12

04/12/2019

Inaugurações e shows gratuitos são parte da programação de aniversário de Mauá

Iniciativas atenderão milhares de pessoas de baixa renda no município

25/11/2019

Prefeitura de Mauá apoia corrida de rua no aniversário da cidade

Ação esportiva em prol da saúde é a terceira no município

15/01/2020

Prefeitura de Mauá reduz em 20% a tarifa de esgoto

Agora a conta passa a ter o mesmo valor da água