25/02/2014

Conselhos Municipal e Gestor de Saúde tomam posse em Mauá
Cerimônia ocorreu na noite desta segunda-feira no Teatro Municipal

Roberto Mourão/ PM

Ao todo, serão 300 representantes distribuídos pelos 40 serviços de saúde do município.

 

A Prefeitura de Mauá aposta na gestão compartilhada para colocar em prática a humanização em sua rede municipal de saúde. Por isso, tomaram posse na noite desta segunda-feira (24/02) os Conselhos Municipal e Gestor de Saúde para a Gestão 2014/2015. Ao todo, serão 300 representantes distribuídos pelos 40 serviços de saúde do município.

 

Durante a cerimônia sediada no Teatro Municipal também foi apresentado o Plano Municipal de Saúde. O documento apresenta metas e propostas a serem cumpridas até 2017. Cada uma delas foi discutida durante a Conferência Municipal de Saúde, realizada em agosto de 2013 e ainda no PPA Participativo.

 

“Nosso principal objetivo é promover a humanização do atendimento em toda a rede, sem esquecer a necessidade de ampliação, reorganização e qualificação do sistema”, pontua o prefeito Donisete Braga, que agradeceu a ex-secretária Lumena Furtado pelo empenho e dedicação durante o período em que atuou na cidade. Ela deixou Mauá para ser assessora especial do novo ministro da Saúde, Artur Chioro.

 

A nova composição do CMS passa a ser paritária, com 16 membros titulares – e 16 suplentes, representantes dos usuários dos serviços. Os demais integrantes são oito representantes dos trabalhadores da saúde e oito gestores. Dos 16 usuários, oito representam os Conselhos Gestores de Unidades Básicas de Saúde, quatro de outros serviços, dois representantes sindicais e dois de associações de moradores, entidades de aposentados e pessoas com patologias ou deficiências.

 

Os oito membros titulares – e oito suplentes – do segmento trabalhadores da saúde representam a entidade com quatro funcionários de Conselhos Gestores de Unidades Básicas, três dos sindicatos e associações de servidores públicos e autárquicos de Mauá e um de entidades sindicais de funcionários do setor privado ou de entidade de classe. Dos representantes institucionais, quatro são gestores da Secretaria de Saúde, um do Hospital Nardini, dois de prestadores de serviços públicos e privados de saúde e um de instituição de ensino.

 

O Conselho Municipal de Saúde promove plenárias ordinárias na última quinta-feira de cada mês, às 14h, no auditório do Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini. A secretária de Saúde Célia Bortoletto reforçou a importância de cada um dos eleitos, tanto para o conselho municipal de saúde como para o conselho gestor. “Todos serão responsáveis por colocar em prática e operar esse Plano Municipal de Saúde, e também atuarão como militantes em nome do ganho de qualidade da saúde em Mauá”, destacou.

 

Sebastião da Silva, metalúrgico aposentado de 68 anos, foi eleito para atuar como conselheiro da Unidade Básica de Saúde do Jardim Santista. “Nós da população precisamos fazer a nossa parte. Cobrar, fiscalizar e ajudar no que for preciso. Elogiar e mesmo criticar sempre que necessário, sem se omitir”, afirmou.

 

Mudanças - A novidade é que a representação agora atinge todos os 40 serviços de saúde que passam a ter seus próprios conselheiros gestores, como a Divisão de Controle de Zoonoses, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). O objetivo da inclusão de mais gestores no universo de conselheiros é avançar no controle social e na participação popular.

 

Mandato - Os conselheiros gestores têm mandato de dois anos não remunerado. Foram eleitos os dois conselheiros mais votados na categoria usuário e um trabalhador da saúde por unidade. Para a composição do Conselho Gestor do Hospital Nardini, além dos dois usuários mais votados, foram eleitas duas pessoas pela sociedade civil organizada em plenária específica para este fim. Na categoria trabalhador da saúde, é o primeiro mais votado, permanecendo como suplente o segundo colocado. São dois representantes de trabalhador, um da administração direta e um funcionário da Fundação ABC.

 

Há conselhos gestores para os seguintes serviços: Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Centro de Reabilitação, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Centro de Especialidades Médicas de Mauá (CEMMA), Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini, Centro de Especialidades Odontológicas (CEO),Centro de Referência em Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, Centro de Referência à Saúde (CRS), Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest), Divisão de Controle de Zoonoses (DCZ), Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) Adulto, CAPS Álcool e Drogas e CAPS infantojuvenil e Santa Casa.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
26/02/2014 16:45


Outras Notícias

21/02/2020

Confira o que abre e fecha em Mauá neste Feriadão de Carnaval

Se programe para aproveitar os parques abertos durante todo o feriado prolongado, entre os dias 22 e 26 de fevereiro

14/02/2020

Garantir o SUS só ocorre com a participação popular. Esperamos você. Inscreva-se!

O Conselho Municipal de Saúde elegerá 32 novos integrantes; inscrições começam em 2 de março

14/02/2020

Veja aqui informações sobre o IPTU 2020: descontos, vencimentos, 2ª via e mais

Tributo terá 10% de desconto a contribuintes que não apresentarem débitos e efetuarem pagamento em parcela única

27/01/2020

Programa Prefeitura Mais Você inicia ações em quatro bairros nesta quarta-feira (15)

Mais de dez serviços são oferecidos de uma só vez no novo projeto da Prefeitura de Mauá

06/01/2020

Prefeitura de Mauá oferece primeiro curso gratuito de teatro musical do estado de São Paulo

Inscrições se iniciam nesta segunda-feira (6) e vão até dia 17; audição será no dia 20 de janeiro

11/02/2020

Centro Especializado de Reabilitação será reinaugurado neste sábado

Espaço localizado na Vila Magini servirá para atender deficientes auditivos, físicos, visuais e intelectuais

05/12/2019

Mauá pode ganhar Unidade de Recuperação Energética e tem audiência marcada para o dia 12

04/12/2019

Inaugurações e shows gratuitos são parte da programação de aniversário de Mauá

Iniciativas atenderão milhares de pessoas de baixa renda no município

25/11/2019

Prefeitura de Mauá apoia corrida de rua no aniversário da cidade

Ação esportiva em prol da saúde é a terceira no município

15/01/2020

Prefeitura de Mauá reduz em 20% a tarifa de esgoto

Agora a conta passa a ter o mesmo valor da água