26/02/2014

Ação e Cidadania faz capacitação para monitores dos CRAS
Prefeitura ministra oficinas com objetivo de treinar monitores para atendimento específico a pessoas em vulnerabilidade social.

Gil Sobrinho

Foram ao todo 24 horas de oficinas em que participaram 46 monitores dos sete CRAS da cidade.

 

No auditório do Centro de Formação de Professores Miguel Arraes, de 17 a 24 de fevereiro, foi promovido curso de capacitação para monitores do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) de Mauá.
Foram ao todo 24 horas de oficinas em que participaram 46 monitores dos sete CRAS da cidade.

 

Organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cidadania e Ação Social, a capacitação visa a reorganização do serviço, de forma a adequar-se aos atuais parâmetros da política pública de assistência social e a tipificação nacional de serviços socioassistenciais (Resolução  109/09), bem como ao reordenamento do Serviço do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (resoluções CIT 01/13 e CNAS 01/13).

 

“De acordo com as novas resoluções, o serviço deve priorizar crianças, adolescentes e idosos em vulnerabilidade social. O foco principal do trabalho deve ser: vítimas de violência, pessoas com deficiência ou em situação de isolamento, crianças e adolescentes evadidos da escola, com 2 anos ou mais de defasagem escolar, em situação de trabalho infantil, sob medidas protetivas ou socioeducativas”, esclarece a secretária Sônia Braga.


Os temas abordados foram: o SUAS - Sistema Único de Assistência Social; Desenvolvimento de crianças, adolescentes e idosos; O Público da Política Pública de Assistência social; Planejamento de Atividades, Diretrizes do SCFV, O Brincar, entre outros. A Coordenadora de Proteção Básica, Érika Valeska, explica que a maioria dos monitores havia trabalhado exclusivamente com adultos ou atividades voltadas para geração de renda, que atualmente conta com uma secretaria específica.

 

Por isso a Secretaria de Ação Social efetuou a capacitação, orientando os monitores  para o atendimento desse público, com objetivo de desenvolver sua autonomia, seu senso crítico e cidadania, ao mesmo tempo em que são fortalecidos os vínculos familiares e comunitários e a autoestima, bem como tem incentivado o acesso a outras políticas públicas de atendimento, como saúde, educação, cultura, esporte e lazer, segurança alimentar, trabalho e renda, entre outras.

 

“Em um segundo momento, os grupos de monitores de cada CRAS receberão apoio personalizado da pedagoga do projeto para elaboração do planejamento voltado às especificidades da comunidade local”, complementa Sônia Braga. Érika explica ainda que, enquanto as crianças, adolescentes e idosos são atendidos pelos monitores, suas famílias são acompanhadas pelos técnicos de psicologia e serviço social dos CRAS no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
26/02/2014 19:02


Outras Notícias

05/12/2019

Mauá pode ganhar Usina de Recuperação Energética e tem audiência marcada para o dia 12

04/12/2019

Inaugurações e shows gratuitos são parte da programação de aniversário de Mauá

Iniciativas atenderão milhares de pessoas de baixa renda no município

25/11/2019

Prefeitura de Mauá apoia corrida de rua no aniversário da cidade

Ação esportiva em prol da saúde é a terceira no município

05/12/2019

Prefeitura de Mauá reduz em 20% a tarifa de esgoto

Agora a conta passa a ter o mesmo valor da água

05/12/2019

Consulta Pública Sabesp

12/11/2019

Refis para Pessoas Jurídicas

24/10/2019

Prefeitura lança o Regulariza Mauá em novembro

09/10/2019

Com 53 novos ônibus, idade média de frota em Mauá cai para 1,6 ano

Governo também retoma as seis linhas expressas; veículos se somam a 100 coletivos entregues em 2017

08/10/2019

Mauá define os novos conselheiros tutelares

Município registrou mais de 23 mil votos, que elegeram 15 titulares, sendo que seis renovaram o mandato

03/10/2019

Saiba quem são os 15 finalistas do 5º Concurso de Gastronomia de Mauá

Evento promove a alimentação saudável, econômica e sustentável