26/02/2014

Ação e Cidadania faz capacitação para monitores dos CRAS
Prefeitura ministra oficinas com objetivo de treinar monitores para atendimento específico a pessoas em vulnerabilidade social.

Gil Sobrinho

Foram ao todo 24 horas de oficinas em que participaram 46 monitores dos sete CRAS da cidade.

 

No auditório do Centro de Formação de Professores Miguel Arraes, de 17 a 24 de fevereiro, foi promovido curso de capacitação para monitores do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) de Mauá.
Foram ao todo 24 horas de oficinas em que participaram 46 monitores dos sete CRAS da cidade.

 

Organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cidadania e Ação Social, a capacitação visa a reorganização do serviço, de forma a adequar-se aos atuais parâmetros da política pública de assistência social e a tipificação nacional de serviços socioassistenciais (Resolução  109/09), bem como ao reordenamento do Serviço do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (resoluções CIT 01/13 e CNAS 01/13).

 

“De acordo com as novas resoluções, o serviço deve priorizar crianças, adolescentes e idosos em vulnerabilidade social. O foco principal do trabalho deve ser: vítimas de violência, pessoas com deficiência ou em situação de isolamento, crianças e adolescentes evadidos da escola, com 2 anos ou mais de defasagem escolar, em situação de trabalho infantil, sob medidas protetivas ou socioeducativas”, esclarece a secretária Sônia Braga.


Os temas abordados foram: o SUAS - Sistema Único de Assistência Social; Desenvolvimento de crianças, adolescentes e idosos; O Público da Política Pública de Assistência social; Planejamento de Atividades, Diretrizes do SCFV, O Brincar, entre outros. A Coordenadora de Proteção Básica, Érika Valeska, explica que a maioria dos monitores havia trabalhado exclusivamente com adultos ou atividades voltadas para geração de renda, que atualmente conta com uma secretaria específica.

 

Por isso a Secretaria de Ação Social efetuou a capacitação, orientando os monitores  para o atendimento desse público, com objetivo de desenvolver sua autonomia, seu senso crítico e cidadania, ao mesmo tempo em que são fortalecidos os vínculos familiares e comunitários e a autoestima, bem como tem incentivado o acesso a outras políticas públicas de atendimento, como saúde, educação, cultura, esporte e lazer, segurança alimentar, trabalho e renda, entre outras.

 

“Em um segundo momento, os grupos de monitores de cada CRAS receberão apoio personalizado da pedagoga do projeto para elaboração do planejamento voltado às especificidades da comunidade local”, complementa Sônia Braga. Érika explica ainda que, enquanto as crianças, adolescentes e idosos são atendidos pelos monitores, suas famílias são acompanhadas pelos técnicos de psicologia e serviço social dos CRAS no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
26/02/2014 19:02


Outras Notícias

08/07/2020

Trabalhadores da área da Cultura podem receber renda emergencial de R$ 600

Valor será pago para artistas, produtores, técnicos, curadores, oficineiros e professores de escolas de arte

08/07/2020

Mauá registra 72 novos recuperados pelo coronavírus em 24h

Cidade contabiliza um óbito por Covid-19, de acordo com novos resultados enviados pelo Instituto Adolfo Lutz

02/07/2020

2ª chamada do Edital Municipal da Cultura

O projeto será aplicado às Quartas Culturais em formato online

29/06/2020

Mauá adquire R$ 345 mil de recursos estaduais para beneficiar artistas da cidade

O edital abrange pessoas físicas e jurídicas para que enviem seus projetos culturais

08/06/2020

Cadastro dos artistas da cidade

Participe!

04/06/2020

Mauá anuncia entrega de kits de alimentação para crianças de creches durante pandemia

Prefeitura também implementará o Jantar do Trabalhador no Terminal Rodoviário Central, mais um ponto de atendimento do Restaurante Popular, além da retomada do café da manhã

11/05/2020

RESOLUÇÃO SF Nº 438 DE 8 DE MAIO DE 2020

Altera dispositivo da Resolução SF nº 417, de 3 de agosto de 2017, que dispõe sobre regras de recolhimento do ISSQN

23/03/2020

Prefeitura decreta estado de emergência a partir de terça-feira (24) em combate ao coronavírus

Outras ações são fechamento de comércio que não são essenciais e abastecimento de água por caminhão-pipa

17/03/2020

Atenção

14/02/2020

Veja aqui informações sobre o IPTU 2020: descontos, vencimentos, 2ª via e mais

Tributo terá 10% de desconto a contribuintes que não apresentarem débitos e efetuarem pagamento em parcela única