05/03/2014

Prefeitura promove evento para marcar Dia Internacional da Mulher
Data contará com apresentação de dança, música, mesa redonda e stands no Paço Municipal

Roberto Mourão/ PM

Participe da programação completa das comemorações do Dia Internacional da Mulher

 

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher celebrado dia 8 de março, a Prefeitura de Mauá, por intermédio da Secretaria de Cidadania e Ação Social, promove extensa programação para marcar a data. As atividades serão sediadas no Teatro Municipal de Mauá, localizado na Rua Gabriel Marques, 353, Vila Noêmia, com a presença do prefeito Donisete Braga, e no Paço Municipal, onde três stands foram montados em parceria com a Secretaria de Saúde. Estão sendo distribuídos materiais informativos sobre a Lei Maria da Penha, saúde e direitos da mulher, além de informações sobre os serviços relacionados à Secretaria de Cidadania e Conselho Municipal da Mulher. 

A solenidade terá início às 9h e o término está previsto para as 12h. Participam da programação a presidenta do Conselho Municipal da Mulher, Maria Socorro Pereira Miranda; e as secretárias de Cidadania e Ação Social, Sônia Aparecida de Souza Braga; de Administração e Modernização, Eliana Henrique da Silva; de Comunicação Social, Jocelen Ramires dos Santos, de Educação, Lairce Rodrigues Aguiar; de Finanças, Ruzibel Sena de Carvalho; de Meio Ambiente, Cássia Rubinelli; de Saúde, Célia Cristina Pereira Bortoletto, e representando o Poder Legislativo do município, a vereadora Sandra Regina Vieira.

Na ocasião, haverá apresentação às 10h do Grupo de Dança Robson Negão, coreógrafo e professor das Oficinas Culturais da Prefeitura, e na sequência, uma mesa redonda sobre o tema Movimento de Mulheres – os avanços e desafios, sob a coordenação de Maria Elisabeth Rosa dos Santos, membro do Conselho da Mulher.

A palestrante convidada é Rachel Moreno, psicóloga e pesquisadora, especializada em sexualidade humana e dinâmica do movimento expressivo pelo Instituto Sedes Sapientiae e pós-graduada em sociedade e meio ambiente (FESPSP). Rachel é também fundadora da Organização Não Governamental (ONG) Observatório da Mulher. Ela é autora dos livros “A Beleza Impossível – mulher, mídia e consumo” e “A imagem da mulher na mídia: controle social comparado”.

Encerrando a programação às 12h, está prevista uma apresentação musical. Nesta quinta-feira (6) e na sexta-feira (7), haverá ainda diversos stands com ações e trabalhos do conjunto de secretarias da Administração, instalados em frente ao Paço Municipal.  

Em Mauá, os direitos das mulheres são assegurados por entidades como o CMDM (Conselho Municipal dos Direitos da Mulher), vinculado à Secretaria de Cidadania e Ação Social. O órgão é composto por 10 pessoas, 5 da sociedade civil e 5 do poder público, com objetivo de exercer um controle social sobre as políticas voltadas aos direitos da população feminina no município.

Já no dia 28, está programado o Sarau Musical com Carlinhos Brasil no Centro de Formação de Professores Miguel Arraes, das 19h às 22h.      

A data - No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos de Nova Iorque fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno no ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência e as mulheres trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas. Somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem às vítimas de 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

No Brasil podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
06/03/2014 12:04


Outras Notícias

03/07/2020

Mauá não registra nenhum óbito por coronavírus nesta sexta-feira (3)

Cidade chega ao total de 651 moradores recuperados, enquanto contabiliza 138 óbitos pela Covid-19

02/07/2020

2ª chamada do Edital Municipal da Cultura

O projeto será aplicado às Quartas Culturais em formato online

29/06/2020

Mauá adquire R$ 345 mil de recursos estaduais para beneficiar artistas da cidade

O edital abrange pessoas físicas e jurídicas para que enviem seus projetos culturais

08/06/2020

Cadastro dos artistas da cidade

Participe!

04/06/2020

Mauá anuncia entrega de kits de alimentação para crianças de creches durante pandemia

Prefeitura também implementará o Jantar do Trabalhador no Terminal Rodoviário Central, mais um ponto de atendimento do Restaurante Popular, além da retomada do café da manhã

11/05/2020

RESOLUÇÃO SF Nº 438 DE 8 DE MAIO DE 2020

Altera dispositivo da Resolução SF nº 417, de 3 de agosto de 2017, que dispõe sobre regras de recolhimento do ISSQN

23/03/2020

Prefeitura decreta estado de emergência a partir de terça-feira (24) em combate ao coronavírus

Outras ações são fechamento de comércio que não são essenciais e abastecimento de água por caminhão-pipa

17/03/2020

Atenção

14/02/2020

Veja aqui informações sobre o IPTU 2020: descontos, vencimentos, 2ª via e mais

Tributo terá 10% de desconto a contribuintes que não apresentarem débitos e efetuarem pagamento em parcela única

27/01/2020

Programa Prefeitura Mais Você inicia ações em quatro bairros nesta quarta-feira (15)

Mais de dez serviços são oferecidos de uma só vez no novo projeto da Prefeitura de Mauá