05/03/2014

Prefeitura promove evento para marcar Dia Internacional da Mulher
Data contará com apresentação de dança, música, mesa redonda e stands no Paço Municipal

Roberto Mourão/ PM

Participe da programação completa das comemorações do Dia Internacional da Mulher

 

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher celebrado dia 8 de março, a Prefeitura de Mauá, por intermédio da Secretaria de Cidadania e Ação Social, promove extensa programação para marcar a data. As atividades serão sediadas no Teatro Municipal de Mauá, localizado na Rua Gabriel Marques, 353, Vila Noêmia, com a presença do prefeito Donisete Braga, e no Paço Municipal, onde três stands foram montados em parceria com a Secretaria de Saúde. Estão sendo distribuídos materiais informativos sobre a Lei Maria da Penha, saúde e direitos da mulher, além de informações sobre os serviços relacionados à Secretaria de Cidadania e Conselho Municipal da Mulher. 

A solenidade terá início às 9h e o término está previsto para as 12h. Participam da programação a presidenta do Conselho Municipal da Mulher, Maria Socorro Pereira Miranda; e as secretárias de Cidadania e Ação Social, Sônia Aparecida de Souza Braga; de Administração e Modernização, Eliana Henrique da Silva; de Comunicação Social, Jocelen Ramires dos Santos, de Educação, Lairce Rodrigues Aguiar; de Finanças, Ruzibel Sena de Carvalho; de Meio Ambiente, Cássia Rubinelli; de Saúde, Célia Cristina Pereira Bortoletto, e representando o Poder Legislativo do município, a vereadora Sandra Regina Vieira.

Na ocasião, haverá apresentação às 10h do Grupo de Dança Robson Negão, coreógrafo e professor das Oficinas Culturais da Prefeitura, e na sequência, uma mesa redonda sobre o tema Movimento de Mulheres – os avanços e desafios, sob a coordenação de Maria Elisabeth Rosa dos Santos, membro do Conselho da Mulher.

A palestrante convidada é Rachel Moreno, psicóloga e pesquisadora, especializada em sexualidade humana e dinâmica do movimento expressivo pelo Instituto Sedes Sapientiae e pós-graduada em sociedade e meio ambiente (FESPSP). Rachel é também fundadora da Organização Não Governamental (ONG) Observatório da Mulher. Ela é autora dos livros “A Beleza Impossível – mulher, mídia e consumo” e “A imagem da mulher na mídia: controle social comparado”.

Encerrando a programação às 12h, está prevista uma apresentação musical. Nesta quinta-feira (6) e na sexta-feira (7), haverá ainda diversos stands com ações e trabalhos do conjunto de secretarias da Administração, instalados em frente ao Paço Municipal.  

Em Mauá, os direitos das mulheres são assegurados por entidades como o CMDM (Conselho Municipal dos Direitos da Mulher), vinculado à Secretaria de Cidadania e Ação Social. O órgão é composto por 10 pessoas, 5 da sociedade civil e 5 do poder público, com objetivo de exercer um controle social sobre as políticas voltadas aos direitos da população feminina no município.

Já no dia 28, está programado o Sarau Musical com Carlinhos Brasil no Centro de Formação de Professores Miguel Arraes, das 19h às 22h.      

A data - No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos de Nova Iorque fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno no ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência e as mulheres trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas. Somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem às vítimas de 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

No Brasil podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
06/03/2014 12:04


Outras Notícias

05/12/2019

Mauá pode ganhar Usina de Recuperação Energética e tem audiência marcada para o dia 12

04/12/2019

Inaugurações e shows gratuitos são parte da programação de aniversário de Mauá

Iniciativas atenderão milhares de pessoas de baixa renda no município

25/11/2019

Prefeitura de Mauá apoia corrida de rua no aniversário da cidade

Ação esportiva em prol da saúde é a terceira no município

05/12/2019

Prefeitura de Mauá reduz em 20% a tarifa de esgoto

Agora a conta passa a ter o mesmo valor da água

05/12/2019

Consulta Pública Sabesp

12/11/2019

Refis para Pessoas Jurídicas

24/10/2019

Prefeitura lança o Regulariza Mauá em novembro

09/10/2019

Com 53 novos ônibus, idade média de frota em Mauá cai para 1,6 ano

Governo também retoma as seis linhas expressas; veículos se somam a 100 coletivos entregues em 2017

08/10/2019

Mauá define os novos conselheiros tutelares

Município registrou mais de 23 mil votos, que elegeram 15 titulares, sendo que seis renovaram o mandato

03/10/2019

Saiba quem são os 15 finalistas do 5º Concurso de Gastronomia de Mauá

Evento promove a alimentação saudável, econômica e sustentável