26/08/2014

Saúde de Mauá informatiza regulação hospitalar e ambulatorial e agiliza atendimento
Com o novo modelo, o médico insere diretamente no sistema eletrônico todas as informações necessárias para informar e qualificar a solicitação.

Evandro Oliveira/ PM

Em tempo real profissionais da Central de Regulação Hospitalar recebem a solicitação e buscam a vaga

 

 

A partir deste mês, todo o trabalho do Complexo Municipal de Regulação da Secretaria de Saúde de Mauá passou a ser informatizado. Entretanto, a implantação do sistema já ocorre há mais tempo e demandou treinamento e qualificação dos profissionais.

A agilidade do sistema é fácil de ser comprovada. Para tanto é necessário compreender como era o procedimento antes da informatização. No caso de um paciente em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que precisava de transferência, antes era necessário o preenchimento de uma ficha e transmissão da mesma via fax para a antiga central de vagas. Por vários motivos, muitas vezes havia necessidade de novos contatos para complementar as informações.

Com o novo modelo, o médico insere diretamente no sistema eletrônico todas as informações necessárias para informar e qualificar a solicitação. Em tempo real os profissionais da Central de Regulação Hospitalar recebem a solicitação e buscam a vaga inicialmente em Mauá, mas, não havendo condições de atender em Mauá, é acionada a Regulação Estadual, que buscará a vaga nos hospitais de referência.

“Desta forma o tempo de resposta foi reduzido drasticamente”, revela Kátia Vital Navarro Watanabe, gestora do Núcleo de Apoio a Gestão. A Central de Regulação conta com médico regulador e enfermeiro 24 horas.

O Complexo Municipal de Regulação é composto pela Central de Regulação de Urgência, Emergência e Hospitalar, mais a Central de Regulação Ambulatorial. Normas Operacionais de Atenção à Saúde (NOAS) estabelecem que a regulação deve estar voltada à disponibilização da alternativa assistencial mais adequada à necessidade do usuário, de forma ordenada, equânime e qualificada.

As Centrais de Regulação têm a função de receber as solicitações de atendimento, processar e agendar. Atuam na assistência pré-hospitalar e inter-hospitalar de urgência, internações e também consultas e procedimentos ambulatoriais de média e alta complexidade.

Já a Central de Regulação Ambulatorial faz a marcação de consultas e exames. Antes da informatização todas as guias de solicitação chegavam via malote. Agora, quando o médico de uma UBS solicita um exame ou indica a necessidade de passar por um especialista, esta guia é inserida imediatamente no sistema.

Agilidade - Apenas ao eliminar a tramitação do documento já ocorre um grande ganho de tempo. Para algumas especialidades cuja demanda consegue ser atendida no município, a marcação é imediata. Assim, o usuário consegue sair da UBS com agenda definida para a especialidade solicitada.

Entretanto, quando o serviço é fora da cidade, a solicitação é repassada à regulação estadual usando o sistema CROSS (Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde). Todos os encaminhamentos recebem avaliação de profissionais técnicos (médico, enfermeiro e cirurgião-dentista). Para implantação do sistema foi necessária a reavaliação de cerca de 16 mil guias de 2012 e 2013. Todas que foram confirmadas estão inseridas no novo sistema. Esta nova metodologia de trabalho faz parte da almejada informatização da saúde, que já utiliza recursos tecnológicos em várias áreas.

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
26/08/2014 11:35


Outras Notícias

21/02/2020

Confira o que abre e fecha em Mauá neste Feriadão de Carnaval

Se programe para aproveitar os parques abertos durante todo o feriado prolongado, entre os dias 22 e 26 de fevereiro

14/02/2020

Garantir o SUS só ocorre com a participação popular. Esperamos você. Inscreva-se!

O Conselho Municipal de Saúde elegerá 32 novos integrantes; inscrições começam em 2 de março

14/02/2020

Veja aqui informações sobre o IPTU 2020: descontos, vencimentos, 2ª via e mais

Tributo terá 10% de desconto a contribuintes que não apresentarem débitos e efetuarem pagamento em parcela única

27/01/2020

Programa Prefeitura Mais Você inicia ações em quatro bairros nesta quarta-feira (15)

Mais de dez serviços são oferecidos de uma só vez no novo projeto da Prefeitura de Mauá

06/01/2020

Prefeitura de Mauá oferece primeiro curso gratuito de teatro musical do estado de São Paulo

Inscrições se iniciam nesta segunda-feira (6) e vão até dia 17; audição será no dia 20 de janeiro

11/02/2020

Centro Especializado de Reabilitação será reinaugurado neste sábado

Espaço localizado na Vila Magini servirá para atender deficientes auditivos, físicos, visuais e intelectuais

05/12/2019

Mauá pode ganhar Unidade de Recuperação Energética e tem audiência marcada para o dia 12

04/12/2019

Inaugurações e shows gratuitos são parte da programação de aniversário de Mauá

Iniciativas atenderão milhares de pessoas de baixa renda no município

25/11/2019

Prefeitura de Mauá apoia corrida de rua no aniversário da cidade

Ação esportiva em prol da saúde é a terceira no município

15/01/2020

Prefeitura de Mauá reduz em 20% a tarifa de esgoto

Agora a conta passa a ter o mesmo valor da água