26/08/2014

“Ônibus da Mulher” atende 518 pessoas durante sua passagem por Mauá
Foram três dias de atividades com o objetivo de conscientizar a população sobre a violência doméstica

Roberto Mourão/ PM

Fizeram sucesso durante os três dias as ações com aulas de artesanato, bijuteria, tranças de cabelos

 

A passagem do “Ônibus da Mulher” por Mauá se encerrou nesta segunda-feira (25) com números expressivos. No total, 518 pessoas registraram passagem pela unidade móvel nos três dias em que esteve na cidade. Foram 83 atendimentos no Jardim Zaíra, no sábado (23), 72 no Jardim Maringá, no domingo (24), e 364 na Praça 22 de Novembro, no Centro, na segunda (25).

A vinda do ônibus foi organizada pelo Grupo de Trabalho Gênero, como parte do conjunto de ações que visam aprimorar a Política Nacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, da Secretaria de Política para as Mulheres, do governo federal. A iniciativa marcou ainda o lançamento da Cartilha Regional de Serviços do Grande ABC “Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres”, produzida pelo Consórcio, que reúne conteúdo de orientação sobre a violência contra a mulher, além de endereços atualizados dos serviços existentes em cada município para atendimento e apoio às vítimas.

Balanço - O balanço dos atendimentos na passagem do “Ônibus da Mulher” mostra a relevância do trabalho realizado na cidade: das 518 pessoas que passaram pela unidade em Mauá, 444 são mulheres e 74 homens. Desse total, mais de 300 receberam orientações sobre a lei 11.430 (Lei Maria da Penha) e também informações sobre DST/Aids, inclusive com a entrega de preservativos e cartilhas.

O plantão jurídico, que ofereceu informações sobre questões cíveis, atendeu 30 mulheres, e o plantão social e psicológico, 12 mulheres. Houve um encaminhamento à delegacia e também um atendimento a mulher em situação de abrigamento. Seis mulheres obtiveram orientações sobre o serviço do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). Além disso, cerca de 40 mulheres que vivem ou viveram situação de violência de gênero deram seus depoimentos ao pessoal da unidade.

Fizeram sucesso durante os três dias as ações com aulas de artesanato, bijuteria, tranças de cabelos e turbantes: 120 mulheres participaram das atividades lúdicas e de beleza. Analee Lopes da Silva, de 20 anos, foi uma das que, atraídas pelo movimento na Praça 22 de Novembro, se aproximaram do ônibus. “Gostei muito. Iniciativas como essa ajudam a conscientizar as mulheres. Muitas ainda têm medo, além de não conhecerem seus direitos”, comentou a jovem, que foi embora com uma bonita trança nos cabelos. “O melhor é que ainda cuidei do visual”, brincou, antes de partir.

“As atividades paralelas foram pensadas justamente para atrair as pessoas. Sabemos que muitas têm medo até de se aproximar quando veem campanhas sobre a violência doméstica. Ao oferecer outras dinâmicas conseguimos trazê-las para perto, orientando sobre os direitos e apresentando todos os equipamentos de que dispomos na cidade para atendê-las”, explicou Sônia Braga, secretária da Cidadania e Ação Social.

Em sua passagem por Mauá, o “Ônibus da Mulher” contou com a participação de 42 pessoas entre técnicos, assistentes sociais, psicólogos, advogados, orientadoras sociais, monitoras, educadoras, professoras e conselheiras, entre outras. A ação foi promovida em conjunto pelas secretarias de Cidadania e Ação Social, Trabalho e Renda, Saúde e Educação, com o apoio das pastas de Planejamento, Mobilidade Urbana, Finanças, Serviços Urbanos e Administração. A previsão é de que a unidade móvel retorne à região no próximo ano.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
26/08/2014 16:01


Outras Notícias

05/12/2019

Mauá pode ganhar Usina de Recuperação Energética e tem audiência marcada para o dia 12

04/12/2019

Inaugurações e shows gratuitos são parte da programação de aniversário de Mauá

Iniciativas atenderão milhares de pessoas de baixa renda no município

25/11/2019

Prefeitura de Mauá apoia corrida de rua no aniversário da cidade

Ação esportiva em prol da saúde é a terceira no município

05/12/2019

Prefeitura de Mauá reduz em 20% a tarifa de esgoto

Agora a conta passa a ter o mesmo valor da água

05/12/2019

Consulta Pública Sabesp

12/11/2019

Refis para Pessoas Jurídicas

24/10/2019

Prefeitura lança o Regulariza Mauá em novembro

09/10/2019

Com 53 novos ônibus, idade média de frota em Mauá cai para 1,6 ano

Governo também retoma as seis linhas expressas; veículos se somam a 100 coletivos entregues em 2017

08/10/2019

Mauá define os novos conselheiros tutelares

Município registrou mais de 23 mil votos, que elegeram 15 titulares, sendo que seis renovaram o mandato

03/10/2019

Saiba quem são os 15 finalistas do 5º Concurso de Gastronomia de Mauá

Evento promove a alimentação saudável, econômica e sustentável