26/08/2014

“Ônibus da Mulher” atende 518 pessoas durante sua passagem por Mauá
Foram três dias de atividades com o objetivo de conscientizar a população sobre a violência doméstica

Roberto Mourão/ PM

Fizeram sucesso durante os três dias as ações com aulas de artesanato, bijuteria, tranças de cabelos

 

A passagem do “Ônibus da Mulher” por Mauá se encerrou nesta segunda-feira (25) com números expressivos. No total, 518 pessoas registraram passagem pela unidade móvel nos três dias em que esteve na cidade. Foram 83 atendimentos no Jardim Zaíra, no sábado (23), 72 no Jardim Maringá, no domingo (24), e 364 na Praça 22 de Novembro, no Centro, na segunda (25).

A vinda do ônibus foi organizada pelo Grupo de Trabalho Gênero, como parte do conjunto de ações que visam aprimorar a Política Nacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, da Secretaria de Política para as Mulheres, do governo federal. A iniciativa marcou ainda o lançamento da Cartilha Regional de Serviços do Grande ABC “Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres”, produzida pelo Consórcio, que reúne conteúdo de orientação sobre a violência contra a mulher, além de endereços atualizados dos serviços existentes em cada município para atendimento e apoio às vítimas.

Balanço - O balanço dos atendimentos na passagem do “Ônibus da Mulher” mostra a relevância do trabalho realizado na cidade: das 518 pessoas que passaram pela unidade em Mauá, 444 são mulheres e 74 homens. Desse total, mais de 300 receberam orientações sobre a lei 11.430 (Lei Maria da Penha) e também informações sobre DST/Aids, inclusive com a entrega de preservativos e cartilhas.

O plantão jurídico, que ofereceu informações sobre questões cíveis, atendeu 30 mulheres, e o plantão social e psicológico, 12 mulheres. Houve um encaminhamento à delegacia e também um atendimento a mulher em situação de abrigamento. Seis mulheres obtiveram orientações sobre o serviço do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). Além disso, cerca de 40 mulheres que vivem ou viveram situação de violência de gênero deram seus depoimentos ao pessoal da unidade.

Fizeram sucesso durante os três dias as ações com aulas de artesanato, bijuteria, tranças de cabelos e turbantes: 120 mulheres participaram das atividades lúdicas e de beleza. Analee Lopes da Silva, de 20 anos, foi uma das que, atraídas pelo movimento na Praça 22 de Novembro, se aproximaram do ônibus. “Gostei muito. Iniciativas como essa ajudam a conscientizar as mulheres. Muitas ainda têm medo, além de não conhecerem seus direitos”, comentou a jovem, que foi embora com uma bonita trança nos cabelos. “O melhor é que ainda cuidei do visual”, brincou, antes de partir.

“As atividades paralelas foram pensadas justamente para atrair as pessoas. Sabemos que muitas têm medo até de se aproximar quando veem campanhas sobre a violência doméstica. Ao oferecer outras dinâmicas conseguimos trazê-las para perto, orientando sobre os direitos e apresentando todos os equipamentos de que dispomos na cidade para atendê-las”, explicou Sônia Braga, secretária da Cidadania e Ação Social.

Em sua passagem por Mauá, o “Ônibus da Mulher” contou com a participação de 42 pessoas entre técnicos, assistentes sociais, psicólogos, advogados, orientadoras sociais, monitoras, educadoras, professoras e conselheiras, entre outras. A ação foi promovida em conjunto pelas secretarias de Cidadania e Ação Social, Trabalho e Renda, Saúde e Educação, com o apoio das pastas de Planejamento, Mobilidade Urbana, Finanças, Serviços Urbanos e Administração. A previsão é de que a unidade móvel retorne à região no próximo ano.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
26/08/2014 16:01


Outras Notícias

03/07/2020

Mauá não registra nenhum óbito por coronavírus nesta sexta-feira (3)

Cidade chega ao total de 651 moradores recuperados, enquanto contabiliza 138 óbitos pela Covid-19

02/07/2020

2ª chamada do Edital Municipal da Cultura

O projeto será aplicado às Quartas Culturais em formato online

29/06/2020

Mauá adquire R$ 345 mil de recursos estaduais para beneficiar artistas da cidade

O edital abrange pessoas físicas e jurídicas para que enviem seus projetos culturais

08/06/2020

Cadastro dos artistas da cidade

Participe!

04/06/2020

Mauá anuncia entrega de kits de alimentação para crianças de creches durante pandemia

Prefeitura também implementará o Jantar do Trabalhador no Terminal Rodoviário Central, mais um ponto de atendimento do Restaurante Popular, além da retomada do café da manhã

11/05/2020

RESOLUÇÃO SF Nº 438 DE 8 DE MAIO DE 2020

Altera dispositivo da Resolução SF nº 417, de 3 de agosto de 2017, que dispõe sobre regras de recolhimento do ISSQN

23/03/2020

Prefeitura decreta estado de emergência a partir de terça-feira (24) em combate ao coronavírus

Outras ações são fechamento de comércio que não são essenciais e abastecimento de água por caminhão-pipa

17/03/2020

Atenção

14/02/2020

Veja aqui informações sobre o IPTU 2020: descontos, vencimentos, 2ª via e mais

Tributo terá 10% de desconto a contribuintes que não apresentarem débitos e efetuarem pagamento em parcela única

27/01/2020

Programa Prefeitura Mais Você inicia ações em quatro bairros nesta quarta-feira (15)

Mais de dez serviços são oferecidos de uma só vez no novo projeto da Prefeitura de Mauá