10/11/2014

Hospital Nardini sedia 2º mutirão para diagnóstico de Parkinson
No sábado (08/11) o Hospital Nardini de Mauá recebeu 30 pacientes de várias regiões do ABC que buscaram consulta gratuita com especialistas em doença de Parkinson.

Roberto Mourão/ PM

O objetivo do mutirão, que também é realizado anualmente na FMABC, é divulgar os sintomas da doença

 

 

O mutirão gratuito, organizado pela FMABC (Faculdade de Medicina do ABC), ocorreu entre 8h e 12h no ambulatório do hospital sob responsabilidade do Grupo de Distúrbios do Movimento da disciplina de Neurologia da FMABC. Além de moradores de Mauá e ABC, o mutirão também atendeu pacientes vindos da Capital e Região Metropolitana de São Paulo.

Muitos usuários que souberam da ação pela Rede de Saúde de Mauá apenas buscaram orientações sobre a doença. Os que receberam confirmação do diagnóstico clínico foram orientados e encaminhados para realização de exames de imagem como ressonância magnética e tomografia em seus municípios de origem. Já os casos mais graves serão atendidos diretamente no ambulatório especializado da FMABC.  

Morador do Parque das Américas, em Mauá, Francisco José Aleixo, 74 anos, participou pela primeira vez do mutirão e elogiou a organização da ação. “Sofri derrame há 15 anos e preciso de acompanhamento neurológico. Fiquei satisfeito com o atendimento prestado e principalmente por não precisar esperar”, comentou o aposentado.

Já a filha de um paciente de 87 anos observou a importância do cuidado prestado às pessoas mais velhas. Estima-se que 1% da população mundial com mais de 65 anos sofra com a doença de Parkinson. "O acolhimento e atenção faz toda a diferença para a pessoa idosa. Os profissionais estão de parabéns”, disse Dóris de Fátima dos Santos, 59, moradora de São Bernardo do Campo.

O objetivo do mutirão, que também é realizado anualmente na FMABC, é divulgar os sintomas da doença e suas complicações para a população. A partir da descoberta do diagnóstico precoce é possível aliar tratamento multidisciplinar – feito por fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e psicólogos – com medicações modernas e aumentar a qualidade de vida do paciente. Apesar de não haver cura, existem tratamentos que combatem os sintomas e retardam o progresso da doença. 

“O serviço público é carente de especialistas em Parkinson. Além de trazermos a informação sobre a doença até o paciente ainda absorvemos uma fração da demanda de usuários que aguardam por avaliações com neurologistas nas redes”, explica a coordenadora do Ambulatório de Distúrbios do Movimento da FMABC, Margarete Carvalho, também coordenadora da Clínica Médica do Hospital Nardini.

O mutirão envolveu a participação de 15 pessoas entre médicos, professores, alunos e voluntários da FMABC, além de recepcionistas, enfermeiros e assistentes sociais do hospital.  

Tratamento paliativo - A doença de Parkinson é uma patologia neurológica que afeta os movimentos. Segundo a Associação Brasil Parkinson, o problema decorre da degeneração de células nervosas (neurônios) situadas na região cerebral conhecida como substância negra. Incurável, de caráter progressivo e lento, a doença ainda tem causa desconhecida e apresenta entre os principais sintomas tremores, lentidão de movimentos, rigidez muscular, desequilíbrio, alterações na fala e escrita. 

Diferentemente da doença de Alzheimer, pacientes com Parkinson não têm afetadas a memória e a capacidade intelectual na fase inicial. A doença de Parkinson pode atingir qualquer pessoa, independente de sexo, raça, cor ou classe social. É mais comum em idosos, com os primeiros sintomas geralmente a partir dos 50 anos.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
10/11/2014 18:42


Outras Notícias

21/02/2020

Confira o que abre e fecha em Mauá neste Feriadão de Carnaval

Se programe para aproveitar os parques abertos durante todo o feriado prolongado, entre os dias 22 e 26 de fevereiro

14/02/2020

Garantir o SUS só ocorre com a participação popular. Esperamos você. Inscreva-se!

O Conselho Municipal de Saúde elegerá 32 novos integrantes; inscrições começam em 2 de março

14/02/2020

Veja aqui informações sobre o IPTU 2020: descontos, vencimentos, 2ª via e mais

Tributo terá 10% de desconto a contribuintes que não apresentarem débitos e efetuarem pagamento em parcela única

27/01/2020

Programa Prefeitura Mais Você inicia ações em quatro bairros nesta quarta-feira (15)

Mais de dez serviços são oferecidos de uma só vez no novo projeto da Prefeitura de Mauá

06/01/2020

Prefeitura de Mauá oferece primeiro curso gratuito de teatro musical do estado de São Paulo

Inscrições se iniciam nesta segunda-feira (6) e vão até dia 17; audição será no dia 20 de janeiro

11/02/2020

Centro Especializado de Reabilitação será reinaugurado neste sábado

Espaço localizado na Vila Magini servirá para atender deficientes auditivos, físicos, visuais e intelectuais

05/12/2019

Mauá pode ganhar Unidade de Recuperação Energética e tem audiência marcada para o dia 12

04/12/2019

Inaugurações e shows gratuitos são parte da programação de aniversário de Mauá

Iniciativas atenderão milhares de pessoas de baixa renda no município

25/11/2019

Prefeitura de Mauá apoia corrida de rua no aniversário da cidade

Ação esportiva em prol da saúde é a terceira no município

15/01/2020

Prefeitura de Mauá reduz em 20% a tarifa de esgoto

Agora a conta passa a ter o mesmo valor da água