25/11/2014

Prefeitura lança campanha para erradicação do Trabalho Infantil na Praça 22 de Novembro
Durante toda a semana ações por toda a cidade chamarão a atenção dos munícipes para o problema

Bruno Costa Prado

Atividades seguem até o dia 28 de novembro em vários pontos

 

 

O lançamento da Campanha de Conscientização contra o Trabalho Infantil, nesta terça-feira (25), na Praça 22 de Novembro, na área central da cidade, atraiu a atenção dos passantes para o problema da exploração de crianças. A campanha é coordenada pela Secretaria de Cidadania e Ação Social, e faz parte do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), parceria com o Governo Federal.

Na verdade, a terça-feira foi um dia de grande mobilização na Praça 22, um dos pontos mais movimentados da cidade. Além da campanha do PETI, também foram realizadas ações para marcar o Dia da Não Violência Contra a Mulher, a Semana da Diversidade e o Dia da Consciência Negra. As unidades móveis do CPTR (Centro Público de Trabalho e Renda) e da Economia Solidária aproveitaram para atender o público. Além disso, pedágio com entrega de folhetos nas vias centrais, tendas com contação de histórias, atividades educativas, aulas de tranças turbantes e campanhas da Saúde completaram a ação, que se estenderá no local até a sexta-feira (28).

“Tivemos uma coincidência de datas para as ações, o que acabou criando essa circunstância feliz. Temos aqui vários temas importantes sendo debatidos e apresentados para a comunidade, em mais uma amostra de nosso comprometimento com o fortalecimento da sociedade civil”, comentou a secretária de Cidadania e Ação Social, Sônia Braga.

Presente ao lançamento, o secretário de Governo, Edílson de Paula, reforçou a importância das ações integradas, principalmente no caso no trabalho infantil. “A melhor forma de erradicar essa exploração é, através da atuação conjunta de secretarias como Cidadania, Saúde Trabalho e Renda e Educação, conseguir colocar as crianças onde elas devem estar: na escola. Incentivar as ações educativas é a grande chave para enfrentar esse problema”, disse ele.

Além das atividades no centro de Mauá, nos próximos dias os trabalhadores dos sete Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) espalhados por toda a cidade farão abordagens dos moradores nos bairros, chamando a atenção para o problema. Durante a campanha, será distribuído um material elaborado pela Secretaria, destacando os projetos e serviços que a Prefeitura oferece para crianças e adolescentes.

Em Mauá, o trabalho infantil é visível principalmente em faróis do município, onde muitas crianças vendem mercadorias aos motoristas. Comum também é o trabalho infantil doméstico: meninas obrigadas a ficar em casa cuidando de limpeza, alimentação ou mesmo de irmãos mais novos.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
30/11/2014 10:32


Outras Notícias

15/01/2020

Programa Prefeitura Mais Você inicia ações em quatro bairros nesta quarta-feira (15)

Mais de dez serviços são oferecidos de uma só vez no novo projeto da Prefeitura de Mauá

06/01/2020

Prefeitura de Mauá oferece primeiro curso gratuito de teatro musical do estado de São Paulo

Inscrições se iniciam nesta segunda-feira (6) e vão até dia 17; audição será no dia 20 de janeiro

12/12/2019

Centro Especializado de Reabilitação será reinaugurado neste sábado

Espaço localizado na Vila Magini servirá para atender deficientes auditivos, físicos, visuais e intelectuais

05/12/2019

Mauá pode ganhar Unidade de Recuperação Energética e tem audiência marcada para o dia 12

04/12/2019

Inaugurações e shows gratuitos são parte da programação de aniversário de Mauá

Iniciativas atenderão milhares de pessoas de baixa renda no município

25/11/2019

Prefeitura de Mauá apoia corrida de rua no aniversário da cidade

Ação esportiva em prol da saúde é a terceira no município

15/01/2020

Prefeitura de Mauá reduz em 20% a tarifa de esgoto

Agora a conta passa a ter o mesmo valor da água

05/12/2019

Consulta Pública Sabesp

12/11/2019

Refis para Pessoas Jurídicas

24/10/2019

Prefeitura lança o Regulariza Mauá em novembro