02/03/2015

Hospital Nardini recebe 16 novos residentes que vão atuar em toda a rede de saúde
Aula inaugural abordou a questão da ética na prática médica

Roberto Mourão/ PM

Secretária de saúde Célia Bortoletto saudou os novos residentes

 

 

Na manhã desta segunda-feira (2), foi realizada a aula inaugural para a segunda turma da Residência Médica do Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini, ministrada pelo psiquiatra Gustavo Alarcão sobre 'Ética na prática médica'. São 16 médicos, que se juntam a outros 10 da primeira turma. A Residência é nas áreas de Cirurgia Geral, com seis vagas, Pediatria (3), Psiquiatria (4) e Clínica Médica (3). A quinta modalidade, Medicina da Família e Comunidade (2), não teve candidatos interessados.

A secretária de Saúde, Célia Cristina Pereira Bortoletto, deu as boas-vindas aos novos residentes que vão ficar, no mínimo por dois anos, atuando nos serviços do Hospital Nardini e também em outros setores da rede municipal de saúde, como nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs), Estratégia Saúde da Família, unidades de saúde e outros. “Eu, que sou pré-Sistema Único de Saúde (SUS), tenho satisfação de ver jovens como vocês participando desse processo de mudança de paradigmas, onde a residência médica possa atuar na rede de serviços. Mauá é uma cidade que precisa muito e o SUS é a maior política pública do país. Aqui será possível vocês conhecerem que o SUS é para todos e que dá certo.” Célia disse ainda que torce para que os alunos se entrosem e estejam felizes no SUS, seja no hospital, nas UPAs e UBSs, e que seja um ganho para os pacientes.

O superintendente do Hospital Nardini e coordenador interino da Residência Médica, Morris Pimenta, considerou que comumente há a dissociação entre a prática e o sistema formativo dos profissionais médicos. “O SUS traz devolutivas para os profissionais, é um sorriso, o reconhecimento de um direito, da humanidade e do direito à vida”, afirmou. “Os residentes têm imprimido ao Hospital Nardini uma qualidade e uma humanidade no atendimento”, explicou Pimenta. Ele garantiu que a equipe de professores vai dedicar aos residentes uma atenção especial que não teriam nos processos normais, o que permite inserções avançadas em diversas atividades.

O coordenador da Cirurgia Geral, Allisson Takeo, estava satisfeito com os novos estudantes. “A equipe veio empolgada receber os novos residentes”, considerou. 

Glauco Cesar Faria, 24 anos, vai fazer a residência em Clínica Médica. Natural de Goiânia e formado em Medicina no Tocantins, ele chegou com muita vontade de aprender. "Venho de longe, sei que será difícil absorver tanto conhecimento, mas espero que possa concluir a residência com ampla visão do ensino e como um novo profissional. Essa é a expectativa. Estou bastante ansioso para começar". Após finalizar a residência, ele pretende entrar em algum programa de cardiologia.

A aula inaugural explorou os desdobramentos da frase utilizada na abertura, “sem percepção da angústia e dos conflitos pessoais, e sem reflexão, não há espaço para a ética”, em que o psiquiatra Gustavo Alarcão discorreu sobre a capacidade de escolher as atitudes que se deve tomar no trato com o paciente. “O que a ética tem de mais especial: dar lugar ao outro”, expôs Alarcão. Para ele, é preciso que o médico busque outras formas de satisfação que não apenas a eficiência, pragmatismo, resolutividade e retorno financeiro, para que possa estar sensível às necessidades das outras pessoas.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
02/03/2015 21:00


Outras Notícias

21/02/2020

Confira o que abre e fecha em Mauá neste Feriadão de Carnaval

Se programe para aproveitar os parques abertos durante todo o feriado prolongado, entre os dias 22 e 26 de fevereiro

14/02/2020

Garantir o SUS só ocorre com a participação popular. Esperamos você. Inscreva-se!

O Conselho Municipal de Saúde elegerá 32 novos integrantes; inscrições começam em 2 de março

14/02/2020

Veja aqui informações sobre o IPTU 2020: descontos, vencimentos, 2ª via e mais

Tributo terá 10% de desconto a contribuintes que não apresentarem débitos e efetuarem pagamento em parcela única

27/01/2020

Programa Prefeitura Mais Você inicia ações em quatro bairros nesta quarta-feira (15)

Mais de dez serviços são oferecidos de uma só vez no novo projeto da Prefeitura de Mauá

06/01/2020

Prefeitura de Mauá oferece primeiro curso gratuito de teatro musical do estado de São Paulo

Inscrições se iniciam nesta segunda-feira (6) e vão até dia 17; audição será no dia 20 de janeiro

11/02/2020

Centro Especializado de Reabilitação será reinaugurado neste sábado

Espaço localizado na Vila Magini servirá para atender deficientes auditivos, físicos, visuais e intelectuais

05/12/2019

Mauá pode ganhar Unidade de Recuperação Energética e tem audiência marcada para o dia 12

04/12/2019

Inaugurações e shows gratuitos são parte da programação de aniversário de Mauá

Iniciativas atenderão milhares de pessoas de baixa renda no município

25/11/2019

Prefeitura de Mauá apoia corrida de rua no aniversário da cidade

Ação esportiva em prol da saúde é a terceira no município

15/01/2020

Prefeitura de Mauá reduz em 20% a tarifa de esgoto

Agora a conta passa a ter o mesmo valor da água