05/09/2015

Hospital Nardini é premiado pelo 2º ano consecutivo em evento sobre sustentabilidade
8ª edição do Seminário Hospital Saudáveis aconteceu dias 1 e 2/09 no Hospital Sírio Libanês

Divulgação

A premiação é concedida por reconhecimento dos benefícios da substituição de produto químico

 

 

Assim como no ano passado, o Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini de Mauá foi premiado no Seminário Hospitais Saudáveis, organizado anualmente pela Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis. A 8ª edição do evento aconteceu dias 1 e 2 de setembro no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. A premiação é concedida por reconhecimento dos benefícios da substituição do produto químico utilizado na desinfecção de aparelhos do Ambulatório e também de materiais da Central de Materiais Esterilizados.

A troca reduziu o risco ocupacional aos trabalhadores, trouxe mais segurança ao paciente e estimulou economia financeira da instituição. A menção honrosa foi recebida pela participação no Prêmio Amigo do Meio Ambiente 2015, a partir do envio do projeto de gestão e gerenciamento de resíduos químicos perigosos.

A substituição do ortoftalaldeído pelo ácido peracético na desinfecção química dos materiais provocou redução de 46 litros/mês na geração de resíduos químicos lesivos. Antes, o volume era descartado na rede de esgoto sem tratamento adequado. A substância utilizada antigamente, além de insalubre, comprova o relato de pacientes em estudos sobre complicações por contato dérmico ou de mucosa com o resíduo do desinfetante. Há ainda casos com formação de biofilme, espécie de conglomerado de bactérias e fungos, que aumenta substancialmente os riscos de contaminação. A economia financeira estimada após a substituição foi de R$ 4.000 por mês.

O estudo para consolidar a mudança foi iniciado pela CME (Central de Materiais Esterilizados) com a desinfecção dos artigos inalatórios. Em seguida, o mesmo método foi adotado no Ambulatório para a desinfecção dos aparelhos de endoscopia e colonoscopia. Todos os profissionais destas áreas foram devidamente treinados pela equipe multidisciplinar. A premiação mais recente do hospital vem ao encontro de inúmeras ações sustentáveis desenvolvidas pelo hospital desde 2013, especialmente após a nomeação da Comissão de Gerenciamento de Resíduos. 

“A nossa participação no Projeto Hospitais Saudáveis é mais uma oportunidade de firmarmos o comprometimento em desenvolver ações de promoção à Saúde Ambiental no ambiente hospitalar, garantindo simultaneamente maior segurança aos pacientes, trabalhadores e meio ambiente”, explica a responsável pelos projetos socioambientais do hospital, Ecimara dos Santos Silva.

ADESÃO À REDE - Para aderir a PHS (Projeto Hospitais Saudáveis) o hospital optou por assumir e desenvolver nove objetos que compõem a Agenda Global Hospitais Verdes e Saudáveis. Algumas iniciativas já foram consolidadas e outras constam no Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde, conduzido pela Comissão de Gerenciamento de Resíduos da unidade. Nas metas também constam as tarefas de reduzir consumo de recursos naturais de forma consciente, comprar e oferecer alimentos saudáveis de forma sustentável e promover descarte adequado aos medicamentos. Em 2013, o hospital conquistou o Selo Amigo do Meio Ambiente, reconhecido pela Secretaria de Estado da Saúde.

Entre as iniciativas sustentáveis já consolidadas no hospital estão a substituição dos termômetros e esfigmomanômetro de mercúrio (medidores de temperatura e pressão arterial, respectivamente); implantação do sistema de revelação de imagem diagnóstica digitalizada (sem uso de materiais químicos lesivos ao meio ambiente); implantação da coleta de materiais recicláveis (papel, plástico e papelão) e coleta de pilhas e baterias. 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
05/09/2015 09:15


Outras Notícias

21/02/2020

Confira o que abre e fecha em Mauá neste Feriadão de Carnaval

Se programe para aproveitar os parques abertos durante todo o feriado prolongado, entre os dias 22 e 26 de fevereiro

14/02/2020

Garantir o SUS só ocorre com a participação popular. Esperamos você. Inscreva-se!

O Conselho Municipal de Saúde elegerá 32 novos integrantes; inscrições começam em 2 de março

14/02/2020

Veja aqui informações sobre o IPTU 2020: descontos, vencimentos, 2ª via e mais

Tributo terá 10% de desconto a contribuintes que não apresentarem débitos e efetuarem pagamento em parcela única

27/01/2020

Programa Prefeitura Mais Você inicia ações em quatro bairros nesta quarta-feira (15)

Mais de dez serviços são oferecidos de uma só vez no novo projeto da Prefeitura de Mauá

06/01/2020

Prefeitura de Mauá oferece primeiro curso gratuito de teatro musical do estado de São Paulo

Inscrições se iniciam nesta segunda-feira (6) e vão até dia 17; audição será no dia 20 de janeiro

11/02/2020

Centro Especializado de Reabilitação será reinaugurado neste sábado

Espaço localizado na Vila Magini servirá para atender deficientes auditivos, físicos, visuais e intelectuais

05/12/2019

Mauá pode ganhar Unidade de Recuperação Energética e tem audiência marcada para o dia 12

04/12/2019

Inaugurações e shows gratuitos são parte da programação de aniversário de Mauá

Iniciativas atenderão milhares de pessoas de baixa renda no município

25/11/2019

Prefeitura de Mauá apoia corrida de rua no aniversário da cidade

Ação esportiva em prol da saúde é a terceira no município

15/01/2020

Prefeitura de Mauá reduz em 20% a tarifa de esgoto

Agora a conta passa a ter o mesmo valor da água