05/11/2015

Nardini promove 1º Simpósio de Acesso Vascular Central
Médicos residentes e profissionais da Rede de Saúde receberam capacitação sobre manutenção de acessos venosos

Divulgação

O objetivo do encontro é aperfeiçoar a técnica dos profissionais das áreas assistenciais

 

O Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini de Mauá promoveu nesta quinta-feira (5), no auditório da unidade, o 1º Simpósio de Acesso Vascular Central do município de Mauá. O evento contou com aulas ministradas pelas equipes médicas de Cirurgia Vascular (Dr. Afonso Polimanti), Cirurgia Pediátrica (Dr. Márcio Armani), Clínica Médica (Dra. Margarete Carvalho) e Enfermagem (Francisco Jarles). Assistiram ao simpósio profissionais do SAD (Serviço de Atendimento Domiciliar), das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), além de médicos residentes do hospital, representantes da Enfermagem, Nutrição e Farmácia.

O objetivo do encontro é aperfeiçoar a técnica dos profissionais das áreas assistenciais, especialmente médicos, para realização segura de acessos venosos não-periféricos. O acesso venoso central é feito nas veias próximas ao coração e é indicado para pacientes que necessitam de medicações exclusivas, dieta parenteral, que não disponibilizam veias periféricas para punção (como nos braços e mãos), que estão em situação crítica ou em emergência cirúrgica.

A administração intravenosa de medicamentos e fluídos proporciona acesso mais seguro à circulação sistêmica e exige precauções universais a médicos e enfermeiros como lavagem das mãos, uso de máscara, gorro, avental cirúrgico, luvas e campos estéreis. O procedimento é feito e indicado apenas por médicos. Caso haja falha na infusão, é possível ocorrer infecção no local do acesso, hematomas, flebite (inflamação na veia), sepse (infecção generalizada), pneumotórax, trombose, embolia, entre outras. Em casos mais graves é possível provocar lesão cardíaca, AVC (Acidente Vascular Cerebral) e até a morte.

Para evitar intercorrências é fundamental o trabalho da equipe de Enfermagem, responsável pela manutenção dos curativos, assepsia da pele, possível troca ou reposicionamento do cateter e higienização adequada dos materiais. Após o simpósio, a direção técnica do hospital conduziu uma roda de debates sobre o tema e abriu para perguntas do público. Ao todo, 40 profissionais participaram e receberam certificados. “Tiramos muitas dúvidas e pudemos aperfeiçoar a habilidade e o cuidado no manejo do procedimento. Assim também podemos orientar familiares e acompanhantes de forma mais segura. Foi bastante produtivo”, comentou o médico residente de Clínica Médica, Glauco Cesar Faria.

Segundo o diretor técnico do hospital, Dr. Alisson Takeo Tsuge, a realização dos simpósios tem fundamental papel na qualificação da assistência ao paciente. Em agosto, o hospital promoveu o 1º Simpósio de Gastrostomia e Jejunostomia e mobilizou grande parte do corpo assistencial do hospital e da Rede. “A ideia é colocar o assunto à tona, discutir melhorias, provocar dúvidas e obrigar o profissional a realizar reciclagem técnica. Todos saem ganhando, tanto profissionais quanto os pacientes.” A partir do envolvimento dos profissionais na iniciativa, a agenda de simpósios do Hospital Nardini - conduzida pela Direção Técnica e o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Educação Permanente - deve ter sequência ainda em dezembro com a abordagem de novos temas que visam a prevenção de agravos clínicos e promoção à saúde do paciente. 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
05/11/2015 17:55


Outras Notícias

21/02/2020

Confira o que abre e fecha em Mauá neste Feriadão de Carnaval

Se programe para aproveitar os parques abertos durante todo o feriado prolongado, entre os dias 22 e 26 de fevereiro

14/02/2020

Garantir o SUS só ocorre com a participação popular. Esperamos você. Inscreva-se!

O Conselho Municipal de Saúde elegerá 32 novos integrantes; inscrições começam em 2 de março

14/02/2020

Veja aqui informações sobre o IPTU 2020: descontos, vencimentos, 2ª via e mais

Tributo terá 10% de desconto a contribuintes que não apresentarem débitos e efetuarem pagamento em parcela única

27/01/2020

Programa Prefeitura Mais Você inicia ações em quatro bairros nesta quarta-feira (15)

Mais de dez serviços são oferecidos de uma só vez no novo projeto da Prefeitura de Mauá

06/01/2020

Prefeitura de Mauá oferece primeiro curso gratuito de teatro musical do estado de São Paulo

Inscrições se iniciam nesta segunda-feira (6) e vão até dia 17; audição será no dia 20 de janeiro

11/02/2020

Centro Especializado de Reabilitação será reinaugurado neste sábado

Espaço localizado na Vila Magini servirá para atender deficientes auditivos, físicos, visuais e intelectuais

05/12/2019

Mauá pode ganhar Unidade de Recuperação Energética e tem audiência marcada para o dia 12

04/12/2019

Inaugurações e shows gratuitos são parte da programação de aniversário de Mauá

Iniciativas atenderão milhares de pessoas de baixa renda no município

25/11/2019

Prefeitura de Mauá apoia corrida de rua no aniversário da cidade

Ação esportiva em prol da saúde é a terceira no município

15/01/2020

Prefeitura de Mauá reduz em 20% a tarifa de esgoto

Agora a conta passa a ter o mesmo valor da água