19/11/2015

Cursos de formação na área de saúde qualificam trabalhadores e conselheiros de Mauá
Objetivo é qualificar ainda mais o atendimento ao público e a valorização profissional

Roberto Mourão/ PM

Integrantes do Conselho Municipal e dos conselhos gestores das 43 unidades também participam

 

A Secretaria de Saúde de Mauá tem desenvolvido várias iniciativas para aprimoramento profissional das equipes da Atenção Básica, Atenção Especializada, Urgência e Emergência e Vigilâncias. Além da integração com novos trabalhadores da pasta, apenas nos meses de outubro e novembro, os processos formativos contemplaram palestra motivacional, Sistemas de Informação, Aperfeiçoamento em Saúde Mental, Saúde Bucal e Odontologia para Pacientes Especiais – com doenças crônicas e Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde. Também foram disponibilizados cursos de especialização, como em Apoio à Saúde da Família e Atenção Domiciliar.

A Política Nacional de Educação Permanente e grupos de trabalho em Residência Médica foram outros temas explorados pelos profissionais.

Integrantes do Conselho Municipal e dos conselhos gestores das 43 unidades de saúde também têm participado de uma Formação em Controle Social, inclusive conselheiros das cidades de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Nesta modalidade, o secretário de Saúde, Luís Fernando Tofani, contribuiu com a experiência de mais de 20 anos como trabalhador, gestor e participante dos conselhos de saúde, inclusive do Conselho de Secretários Municipais do Estado de São Paulo (Cosems).

“É muito importante sempre terem formações para os trabalhadores e conselheiros, e cabe aos gestores se preocuparem com a oferta de cursos”, explicou Tofani.

Para a equipe de conselheiros, que tem aula às quartas-feiras à tarde, nas dependências da Escola Preparatória da Universidade Federal do ABC, em Mauá, o secretário coordenou uma oficina com o tema ‘Orçamento e Financiamento Público na Saúde’, nos dias 10 e 11 de novembro.  “A participação com mais qualidade só é conseguida quando se conhece a legislação e as próprias responsabilidades. Com isso, seremos mais cobrados, mas, fortalece potenciais aliados em defesa das políticas públicas de saúde”, considerou o secretário.

A atividade começou com a divisão de três grupos com 10 pessoas, aproximadamente. Depois, foi a vez de simularem a construção de um orçamento doméstico de uma família, cujo perfil ficaram livres para escolher. Após a apresentação deste orçamento de cada grupo, foi a vez do secretário demonstrar as semelhanças e diferenças da construção do orçamento de um serviço público, citando o que ocorre com as receitas de despesas da Secretaria de Saúde, destacando a importância do controle social desde o momento de escolha das prioridades até a fiscalização do investimento dos recursos e prestação dos serviços. Ao final, o resultado foi uma nova compreensão sobre gestão pública e fortalecimento da convicção sobre a importância do controle social.

“Está sendo muito importante essa formação. A gente passa a ver nossos direitos e lutar por eles, porque o SUS continua sendo o melhor convênio”, afirmou a conselheira Eliane Marta Vieira de Melo. Ela acredita que em tudo tem que haver planejamento. Para a também a antiga conselheira Olívia Ramos dos Santos o curso tem sido um grande aprendizado.”Já fiz muitos cursos, mas, nenhum como este. Tem sido muito bom e aqui aprendi muita coisa, como o fato de que investimento funciona como um orçamento familiar, por exemplo”, disse d. Olívia.

“Quando a gente pega o orçamento da Secretaria de Saúde, é diferente em cada município assim como nas famílias. É importante entenderem que o orçamento público é da mesma forma”, comparou Tofani, ao explicar que o papel do conselho é aprovar e deliberar aonde será aplicado o recurso.

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
04/01/2016 11:01


Outras Notícias

21/02/2020

Confira o que abre e fecha em Mauá neste Feriadão de Carnaval

Se programe para aproveitar os parques abertos durante todo o feriado prolongado, entre os dias 22 e 26 de fevereiro

14/02/2020

Garantir o SUS só ocorre com a participação popular. Esperamos você. Inscreva-se!

O Conselho Municipal de Saúde elegerá 32 novos integrantes; inscrições começam em 2 de março

14/02/2020

Veja aqui informações sobre o IPTU 2020: descontos, vencimentos, 2ª via e mais

Tributo terá 10% de desconto a contribuintes que não apresentarem débitos e efetuarem pagamento em parcela única

27/01/2020

Programa Prefeitura Mais Você inicia ações em quatro bairros nesta quarta-feira (15)

Mais de dez serviços são oferecidos de uma só vez no novo projeto da Prefeitura de Mauá

06/01/2020

Prefeitura de Mauá oferece primeiro curso gratuito de teatro musical do estado de São Paulo

Inscrições se iniciam nesta segunda-feira (6) e vão até dia 17; audição será no dia 20 de janeiro

11/02/2020

Centro Especializado de Reabilitação será reinaugurado neste sábado

Espaço localizado na Vila Magini servirá para atender deficientes auditivos, físicos, visuais e intelectuais

05/12/2019

Mauá pode ganhar Unidade de Recuperação Energética e tem audiência marcada para o dia 12

04/12/2019

Inaugurações e shows gratuitos são parte da programação de aniversário de Mauá

Iniciativas atenderão milhares de pessoas de baixa renda no município

25/11/2019

Prefeitura de Mauá apoia corrida de rua no aniversário da cidade

Ação esportiva em prol da saúde é a terceira no município

15/01/2020

Prefeitura de Mauá reduz em 20% a tarifa de esgoto

Agora a conta passa a ter o mesmo valor da água