21/12/2015

Prefeitura de Mauá inaugura nova sede do Centro POP no Jardim Cerqueira Leite
Serviço tem a finalidade de resgatar a cidadania da população em situação de rua

Rodrigo Zerneri

A primeira-dama Sônia Braga, ex-secretária da Cidadania e Ação Social, participou da inauguração

 

A Prefeitura inaugurou no dia 21/12 no Jardim Cerqueira Leite o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP). A unidade, instalada na Av. Washington Luís, na antiga sede da Guarda Civil Municipal, presta atendimento e acolhimento a essa parcela da população da cidade. 

O novo Centro POP ocupa uma área de 800 m², e tem capacidade de abrigamento para 50 pessoas por noite, dividida em alojamento feminino (com 14 vagas) e masculino (36 vagas). Anteriormente, o serviço funcionava no bairro da Matriz, com capacidade de atender 28 pessoas. Além de oferecer abrigo, o Centro POP tem a finalidade de resgatar a cidadania dessa população, auxiliando no retorno ao convívio familiar ou na conquista da autonomia. O serviço conta com equipe de psicólogos, assistentes sociais, monitores de atividades comunitárias, educadores e orientadores sociais.  

Na nova sede, há espaços de convivência como a quadra poliesportiva, salas para atendimento especializado e área de acolhimento e triagem. Foram investidos cerca de R$ 428.236,26 na reforma e ampliação, verbas de origem municipal e federal. 

“O governo deve olhar atentamente para todas as parcelas da população, e é essencial desenvolver políticas públicas para as pessoas em situação de rua. O Centro POP tem o desafio de restabelecer os laços familiares e devolver a dignidade a essas pessoas”, disse o prefeito Donisete Braga. 

A Secretária de Cidadania e Ação Social, Sandra Ribeiro de Souza, elogiou a nova sede do serviço. “Esse espaço vem ao encontro de nossos planos para realizarmos cada vez mais um trabalho de qualidade”, comentou. A primeira-dama de Mauá, Sônia Braga, que estava à frente da secretaria e trabalhou pelo projeto do Centro POP, agradeceu ao empenho da administração para implementar o serviço. "É mais um benefício para nossa cidade, que com a ajuda de todos pudemos concretizar. Tenho certeza de que com esse espaço e a equipe empenhada da secretaria ele dará muitos frutos", comentou. Também participou da cerimônia o Diretor Regional de Assistência e Desenvolvimento Social para a Grande São Paulo, Wagner Shiguenobu Kuroiwa, do Governo do Estado. 

Em Mauá, a população em situação de rua é estimada em cerca de 80 pessoas. A maioria dos usuários do Centro POP é do sexo masculino (90%), na faixa etária de 21 a 50 anos, com ensino fundamental ou médio incompleto. O serviço de albergamento é ofertado todos os dias da semana, das 19h às 7h, e compreende local para guarda de pertences, banho, alimentação, pernoite e, pela manhã, entrega de kit lanche. 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
05/01/2016 09:51


Outras Notícias

15/01/2020

Programa Prefeitura Mais Você inicia ações em quatro bairros nesta quarta-feira (15)

Mais de dez serviços são oferecidos de uma só vez no novo projeto da Prefeitura de Mauá

06/01/2020

Prefeitura de Mauá oferece primeiro curso gratuito de teatro musical do estado de São Paulo

Inscrições se iniciam nesta segunda-feira (6) e vão até dia 17; audição será no dia 20 de janeiro

12/12/2019

Centro Especializado de Reabilitação será reinaugurado neste sábado

Espaço localizado na Vila Magini servirá para atender deficientes auditivos, físicos, visuais e intelectuais

05/12/2019

Mauá pode ganhar Unidade de Recuperação Energética e tem audiência marcada para o dia 12

04/12/2019

Inaugurações e shows gratuitos são parte da programação de aniversário de Mauá

Iniciativas atenderão milhares de pessoas de baixa renda no município

25/11/2019

Prefeitura de Mauá apoia corrida de rua no aniversário da cidade

Ação esportiva em prol da saúde é a terceira no município

15/01/2020

Prefeitura de Mauá reduz em 20% a tarifa de esgoto

Agora a conta passa a ter o mesmo valor da água

05/12/2019

Consulta Pública Sabesp

12/11/2019

Refis para Pessoas Jurídicas

24/10/2019

Prefeitura lança o Regulariza Mauá em novembro