22/03/2010

1º Seminário de Planejamento Participativo da Assistência Social reúne 237 servidores
Propostas e sugestões servirão para traçar diagnóstico do trabalho da Secretaria e nortear políticas públicas para os próximos anos

Evandro Oliveira/ PM

Secretária Celma Dias fala durante o 1º Seminário de Palnejamento Participativo

Com o propósito de planejar políticas públicas de Estado, e não somente de Governo, o que significa que continuam independentemente de quem esteja à frente da gestão municipal, 237 servidores da Secretaria de Assistência Social de Mauá se reuniram durante todo sábado (20), na Escola Municipal Cora Coralina, durante o 1º Seminário de Planejamento Participativo.

Nos debates, além de tratarem dos desafios da área, um ponto destacado pela maioria dos participantes foi a coesão das equipes e o comprometimento das pessoas com o trabalho realizado em benefício da população em situação de risco e vulnerabilidade social.
 
"Foi uma participação franca e democrática, em que os servidores puderam se expressar com entusiasmo e estamos acreditando em uma grande reflexão com os resultados, que serão o ponto de partida para nos adequarmos finalmente ao Sistema Único de Assistência Social", afirmou a secretária de Assistência Social de Mauá, Celma Dias.
 
No seminário também houve um balanço das ações durante o ano de 2009 que envolveram a reorganização dos setores, serviços e programas. A secretária lembrou que a atual gestão encontrou as equipes defazadas, carência na estrutura física e de suprimentos, convênios e recursos irregulares, além da dívida municipal que afetou toda a administração.
 
Na abertura o evento, o prefeito Oswaldo Dias afirmou que a Assistência Social tem a importante tarefa de combater a desigualdade e proteger os desassistidos, ainda mais numa cidade como Mauá que está 30% abaixo da média nacional de receita per capita. Isto se explica pelo fato de o município tem R$ 900 de receita por pessoa por ano para cobrir custos com Saúde, Educação e Assistência social, por exemplo, enquanto que São Caetano do Sul, dispõe de R$ 5 mil para o mesmo fim.

No período da tarde, os servidores foram divididos em 13 grupos de trabalho que debateram propostas para o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e Plantão; Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas) e Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), entre outros. A assistente social Maria Felipe considerou o encontro "muito importante para fazer as adequações necessárias, afinal, o Sistema Único de Assistência Social existe desde 2005 e este é o momento de concretizá-lo em Mauá.”
 
O próximo passo da Secretaria será avaliar as mais de 300 questões levantadas durante o seminário, o que deve ocorrer em 29 de março, no encontro de coordenadores. Neste momento, serão estabelecidas metas e encaminhamentos para a definição das políticas públicas de inclusão social, o que deverá proporcionar a autonomia e resgate da cidadania da população beneficiária dos programas e serviços da Secretaria de Assistência Social.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
22/03/2010 18:02


Outras Notícias

05/12/2019

Mauá pode ganhar Usina de Recuperação Energética e tem audiência marcada para o dia 12

04/12/2019

Inaugurações e shows gratuitos são parte da programação de aniversário de Mauá

Iniciativas atenderão milhares de pessoas de baixa renda no município

25/11/2019

Prefeitura de Mauá apoia corrida de rua no aniversário da cidade

Ação esportiva em prol da saúde é a terceira no município

05/12/2019

Prefeitura de Mauá reduz em 20% a tarifa de esgoto

Agora a conta passa a ter o mesmo valor da água

05/12/2019

Consulta Pública Sabesp

12/11/2019

Refis para Pessoas Jurídicas

24/10/2019

Prefeitura lança o Regulariza Mauá em novembro

09/10/2019

Com 53 novos ônibus, idade média de frota em Mauá cai para 1,6 ano

Governo também retoma as seis linhas expressas; veículos se somam a 100 coletivos entregues em 2017

08/10/2019

Mauá define os novos conselheiros tutelares

Município registrou mais de 23 mil votos, que elegeram 15 titulares, sendo que seis renovaram o mandato

03/10/2019

Saiba quem são os 15 finalistas do 5º Concurso de Gastronomia de Mauá

Evento promove a alimentação saudável, econômica e sustentável