Visite a Prefeitura no Instagram Visite o canal da Prefeitura no YouTube Visite a Prefeitura no Flickr Visite a Prefeitura no Facebook Siga a Prefeitura no Twitter

30/06/2017

Mauá registra queda na criminalidade em maio
Ações em parceria com governo do Estado garantem redução de roubos e furtos na cidade

Caio Arruda

A operação Força Total Metropolitana é uma parceria entre Polícia Militar, agentes de trânsito e Gua

 As ações do GGIM (Gabinete de Gestão Integrada de Mauá) tem tornado a cidade mais segura. Dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado mostram queda nos números de roubos, furtos e de ocorrências com veículos na cidade em maio. Os índices têm apresentado melhora desde o início deste ano, quando a Prefeitura montou o grupo para ampliar as ações de segurança na cidade.

Segundo os índices, a queda média nas ocorrências foi de 15% em relação ao mesmo período de 2016. A maior diminuição foi no número de roubos, que baixaram de 377, em maio de 2016, para 314 em maio deste ano, número 16,71% menor. Os furtos de carros também caíram 15,58%, pulando de 154 em maio do ano passado para 130 no mesmo período deste ano.  

A melhora é um reflexo do investimento da administração Um Novo Tempo na ampliação de patrulhamento, na criação do programa Bairro Seguro e da parceria entre GCM (Guarda Civil Municipal), Polícia Civil e Polícia Militar, que têm inibido ações de marginais na cidade.

A operação Força Total Metropolitana é uma parceria entre pela Polícia Militar, agentes de trânsito e Guarda Civil Municipal e é um dos principais exemplos de combate ao crime na cidade. Na última operação realizada em Mauá, em junho, foram localizados dois automóveis roubados e foram feitas duas prisões. Durante operação ainda foram feitos dois flagrantes, sendo um de tentativa de furto e um de receptação de veículo.

A Operação Força Total Metropolitana foca em três situações de patrulhamento: ostensividade em áreas que registram roubos, especialmente de veículos; bloqueio de entradas e saídas para a abordagem a motoristas e motociclistas suspeitos; e saturação em regiões com registro de ocorrências, conforme planejamento estratégico.

A retomada da fiscalização por câmeras também contribuiu para inibir os índices. As imagens são transmitidas em tempo real para a Central de Monitoramento, localizada na sede da GCM (Guarda Civil Municipal), no Jardim Zaíra. As câmeras operam em eixos como o da região central, no Jardim Zaíra, no Itapark e no Feital. O programa bairro seguro, que aumenta a fiscalização da GCM em equipamentos públicos e seu entorno também ajudaram na diminuição de crimes contra o patrimônio.  

O prefeito de Mauá, Atila Jacomussi, comemora a melhora dos números e confirma que a administração trabalha para ampliar ações da área de segurança e diminuir cada vez mais os índices de criminalidade na cidade. “Nosso governo estará sempre presente nas ações de SegurançaPública, pois entendemos que essa é também uma responsabilidade da Prefeitura. Nosso objetivo é trazer qualidade de vida e transformar Mauá, cada vez mais, em uma cidade segura", declarou Atila.

Em junho, o prefeito participou de reunião com a Secretaria de Segurança Pública do Estado e deixou encaminhado o compartilhamento de dados do programa Detecta, que utiliza câmeras públicas para rastrear veículos roubados ou furtados, com a GCM. Por meio de convênio de cooperação, os dados seriam compartilhados para que a GCM também atendesse as ocorrências.

A inclusão dos guardas civis municipais nos treinamentos da Polícia Militar e a instalação do SVO (Serviço de Verificação de Óbito) para termos o serviço de IML (Instituto Médico Legal) na cidade, também foram solicitados.

Outra demanda apresentada por Atila que ficou encaminhada foi a ampliação do efetivo da Polícia Civil na cidade. Com vistas na formação de novos policiais na academia da Polícia Civil, o aumento de policiais civis na cidade permitiria a ampliação do atendimento do 4º DP do Jardim Zaíra. A intenção é desafogar o 1º DP, do Centro, o único que atende em esquema de plantão 24 Horas na cidade.


 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
30/06/2017 14:03


Outras Notícias

15/02/2018

Cadastro do passe escolar de Mauá pode ser feito por aplicativo

Programa é gratuito e está disponível para as plataformas Android e iOS

05/02/2018

Mauá tem 162 vagas disponíveis no CPTR

Do total de oportunidades, 92% são destinadas a quem tem o Ensino Fundamental incompleto

05/02/2018

Cadastro do passe escolar de Mauá pode ser feito por aplicativo

Programa é gratuito e está disponível para as plataformas Android e iOS

29/01/2018

CPTR de Mauá oferece 36 vagas de emprego

São 21 oportunidades para candidatos com Ensino Fundamental completo e 15 para quem tiver Ensino Médio

29/01/2018

Mauá vacina 30,3 mil pessoas contra a Febre Amarela em dois dias

Número equivale à média de 28 pessoas vacinadas por minuto nas 23 UBSs do município

29/01/2018

Prefeitura de Mauá lança o programa IPTU premiado

A cada ano, serão sorteados R$ 12 mil em prêmios aos contribuintes que estiverem quites com os tributos municipais

30/01/2018

Mauá vacina 16,5 mil pessoas no primeiro dia de campanha contra Febre Amarela

Todas as 23 Unidades Básicas de Saúde da cidade estão aplicando as vacinas gratuitamente

24/01/2018

Pintou Limpeza recuperou 115 praças em 2017

Criado pela atual administração, programa passou por 60 bairros no ano passado

22/01/2018

CPTR de Mauá tem 39 vagas de emprego na semana

Maioria das oportunidades é destinada a pessoas com Ensino Fundamental completo

19/01/2018

Mauá intensifica campanha de vacinação contra Febre Amarela

Com capacidade para vacinar toda a população, ação ocorre entre os dias 25 de janeiro e 17 de fevereiro