Visite a Prefeitura no Instagram Visite o canal da Prefeitura no YouTube Visite a Prefeitura no Flickr Visite a Prefeitura no Facebook Siga a Prefeitura no Twitter

04/09/2017

Alunos iniciam curso de Medicina em Mauá
Prefeitura garante bolsas de estudos a moradores de baixa renda

Caio Arruda

Morador do Zaíra, Felipe transforma sonho em realidade com o apoio da Prefeitura

Lançado oficialmente em cerimônia na noite de sexta-feira (1/9), o curso de Medicina da Uninove em Mauá já teve as primeiras atividades pedagógicas nesta segunda-feira (4/9). A primeira turma é formada por 50 alunos, que recebem aulas no novo campus (Rua Alvares Machado, 48, Vila Bocaina). Destes, dois estudantes de baixa renda foram contemplados pela Prefeitura com bolsas de estudos integrais para cursar a universidade de graça.

A chegada do curso já neste semestre faz parte de esforços feitos pelo prefeito de Mauá, Atila Jacomussi, que articulou para que o campus pudesse ser aberto ainda neste ano. A expectativa inicial era de que os cursos fossem oferecidos apenas a partir de 2018. Entre os pedidos feitos especialmente pelo prefeito Atila, estão ainda o de que a universidade fosse instalada em uma área central e o de que os funcionários contratados fossem, em sua maioria, moradores da cidade.

O prefeito Atila Jacomussi classificou a chegada da Faculdade de Medicina como um fato histórico. “O filho de Mauá vai poder colocar o anel de doutor no dedo. E não é qualquer anel. É o anel de médico. Estou orgulhoso e emocionado por este sonho que se torna realidade.”

Os bolsistas Felipe, 20 anos, morador do Jardim Zaíra, e Lindolfo, 27, morador do Parque das Américas, também compareceram ao ato de sexta-feira. A oportunidade dos jovens em cursar Medicina de graça foi exaltada por Atila. “Isso é transformar vidas. É olhar para frente. É dar mais oportunidade. É ter a certeza de estarmos vivendo, de fato, um Novo Tempo.”

Pela parceria entre a Prefeitura e a Uninove, fechada por meio de parceria pelo Programa Mais Médicos, os alunos terão acesso à rede pública de Saúde do município para estágio já a partir do primeiro semestre de curso.

O edital determina ainda que a instituição de Ensino Superior repasse de 6% do valor arrecadado com as mensalidades dos alunos à Prefeitura. O montante será utilizado para manutenção e zeladoria de equipamentos da Saúde, entre os hospitais, UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e UPAs (Unidades de Pronto Atendimento).

Os alunos passarão por estágio supervisionado oferecendo serviços a diferentes equipamentos de saúde municipal, de acordo com o semestre cursado. O Hospital Nardini será usado como Hospital Escola, oferecendo mais opções de especialidades e auxiliando assim a melhorar atendimentos e zerar filas de espera que existam atualmente na cidade. As unidades de saúde da cidade e o Programa Saúde da Família também serão atendidas pela parceria.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
05/09/2017 10:07


Outras Notícias

20/06/2018

Aula de bicicletas para idosos faz sucesso em Mauá

Curso gratuito é oferecido a partir dos quatro anos e não tem limite de idade máxima

19/06/2018

Nota de esclarecimento 34ª Festa Junina de Mauá

14/06/2018

Fundo Social de Solidariedade de Mauá lança Campanha do Agasalho

Prefeitura também inaugura abrigo de inverno temporário para receber moradores de rua

13/06/2018

Prefeitura de Mauá celebra 110 anos de imigração japonesa

O sr. Kojima, ceramista de 84 anos, é um dos símbolos da imigração japonesa no município, que mantém viva a cultura na cidade

11/06/2018

34ª Festa Junina de Mauá tem mix de ritmos musicais e agrada diversos públicos

Cerca de 20 mil pessoas comparecem neste final de semana ao maior evento de São João do ABCDMRR

08/06/2018

34ª Festa Junina de Mauá dá oportunidade aos artistas locais

Cantores mauaenses têm espaço garantido para mostrar o talento durante a festividade

07/06/2018

Mauá leva o Programa Saúde na Escola à rede pública de Educação

Estudantes recebem orientações focadas em prevenção de problemas sociais

07/06/2018

Prefeitura de Mauá promove aulas de dança e transforma vida dos idosos

Histórias de superação, melhora nos quadros de saúde e de depressão servem de trilha sonora

05/06/2018

Polo Petroquímico de Mauá expande capacidade de produção e espera atrair mais empreendimentos

Com apoio da Prefeitura, região passa por processo de modernização que garante novos postos de trabalho e mais segurança aos trabalhadores

05/06/2018

Mauá disponibiliza dose padrão da vacina contra febre amarela

Pessoas que irão viajar ao exterior podem se imunizar na UBS da Vila Magini