14/12/2010

Comunidade já usufrui das atividades no primeiro mês do CRAS São João
Oficina de guirlandas reuniu homens e mulheres dos grupos de convivência

Evandro Oliveira/ PM

Oficina reúnes pessoas atendidas pelo Cras

Inaugurado no dia 17 de novembro, o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do Jardim São João, da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Mauá, já conta com a participação efetiva dos moradores. Exemplo disso aconteceu na terça-feira (14), durante a realização de uma Oficina de Guirlandas de Natal.

Aproximadamente 60 pessoas, entre homens e mulheres que participam de grupos de Terceira Idade, Convivência e Caminhada, interagiram na elaboração dos enfeites natalinos para portas, utilizando materiais recicláveis.

Os compadres Alcides da Silva, de 78 anos, e Luiz Nunes da Silva, de 57, participaram da ação. “Quem me convidou foi o padrinho da minha filha. Aqui a gente passa umas horas e se distrai”, disse Alcides, casado com Djanira e pai de 11 filhos. Descontraidamente, o grupo brincava que era a Família “Alcides Futebol Clube”, e que o time já vinha pronto.

Sorrindo timidamente, o distinto Alcides colocava os laços alinhados feitos de tiras de sacolas plásticas, doadas por um supermercado vizinho, no bastidor - uma circunferência de madeira normalmente usada em bordados à mão -, para depois colar as bolinhas vermelhas. “Este é o primeiro que eu tô fazendo, então, vou colocar lá na porta de casa. Se tiver que fazer para uma cada filho, vou passar o ano inteiro nisso...”, brincou.

“É ótimo realizar este tipo de atividade porque esta é uma região carente e isso vai ajudar muita gente. Essa que eu estou fazendo será usada no encerramento da Novena de Natal”, disse Nunes, que integra o Conselho Gestor da Unidade de Saúde do Jardim São João.

Maria Satiko Yokogawa, de 64 anos, estava animadíssima com a oficina. “Eu gosto de aprender. Já aprendi a fazer bordado, flores e, agora, as guirlandas”, disse concentrada. Satiko participa do grupo da Terceira Idade do Jardim Silvia Maria e foi ao São João para se integrar à nova equipe. Ela conta com a aprovação da família: “Acho que essas atividades me dão mais qualidade de vida. A pessoa, às vezes, fica inibida no começo, mas, depois que conhece passa a gostar de participar”, explica.

Para orientar os participantes, o CRAS São João convidou monitores de unidades de outros bairros que também realizarão a oficina de guirlandas, como o Sonia Maria e Zaíra. No início da oficina, a gerente do CRAS, Marília Silvânia, explicou sobre o funcionamento do serviço, dizendo que são atendidos crianças, adolescentes, mulheres e idosos.

“As pessoas já buscam o serviço do CRAS São João como espaço de socialização. O local dispõe de uma equipe técnica formada por assistente social, psicóloga e orientadores sociais que fazem o atendimento de forma a proporcionar o acesso aos direitos sociais, resgate da cidadania e promoção da convivência comunitária, social e familiar de maneira saudável”, afirmou.

Casos graves que envolvem risco social são priorizados no CRAS para que as pessoas se fortaleçam para enfrentar os conflitos diários. A equipe realiza ainda acolhimento, visitas, busca ativa de novos casos e desenvolve projetos e estudo de situações. No Centro ainda são realizados o Cadastro Único para selecionar e incluir usuários que atendam aos critérios de programas como Bolsa Família, Renda Cidadã, Ação Jovem, Erradicação do Trabalho Infantil e Benefício de Prestação Continuada, este para idosos e deficientes. “A Assistência Social é para quem dela necessita”, finalizou a assistente social, Luci Neves Bulla.

Mauá agora conta com quatro CRAS. A unidade do São João é a primeira instalada nesta região da cidade e seu alcance chega aos jardins Adelina, Camargo, Elizabeth, Luzitano, Itapeva, Esperança, IV Centenário, Santista, Canadá, Maringá, Maria Eneida, São João, Bom Recanto, Sílvia e vilas Ana e São José.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
14/12/2010 22:12


Outras Notícias

21/02/2020

Confira o que abre e fecha em Mauá neste Feriadão de Carnaval

Se programe para aproveitar os parques abertos durante todo o feriado prolongado, entre os dias 22 e 26 de fevereiro

14/02/2020

Garantir o SUS só ocorre com a participação popular. Esperamos você. Inscreva-se!

O Conselho Municipal de Saúde elegerá 32 novos integrantes; inscrições começam em 2 de março

14/02/2020

Veja aqui informações sobre o IPTU 2020: descontos, vencimentos, 2ª via e mais

Tributo terá 10% de desconto a contribuintes que não apresentarem débitos e efetuarem pagamento em parcela única

27/01/2020

Programa Prefeitura Mais Você inicia ações em quatro bairros nesta quarta-feira (15)

Mais de dez serviços são oferecidos de uma só vez no novo projeto da Prefeitura de Mauá

06/01/2020

Prefeitura de Mauá oferece primeiro curso gratuito de teatro musical do estado de São Paulo

Inscrições se iniciam nesta segunda-feira (6) e vão até dia 17; audição será no dia 20 de janeiro

11/02/2020

Centro Especializado de Reabilitação será reinaugurado neste sábado

Espaço localizado na Vila Magini servirá para atender deficientes auditivos, físicos, visuais e intelectuais

05/12/2019

Mauá pode ganhar Unidade de Recuperação Energética e tem audiência marcada para o dia 12

04/12/2019

Inaugurações e shows gratuitos são parte da programação de aniversário de Mauá

Iniciativas atenderão milhares de pessoas de baixa renda no município

25/11/2019

Prefeitura de Mauá apoia corrida de rua no aniversário da cidade

Ação esportiva em prol da saúde é a terceira no município

15/01/2020

Prefeitura de Mauá reduz em 20% a tarifa de esgoto

Agora a conta passa a ter o mesmo valor da água