Cidadania e Ação Social - SAS

Atribuições:



O Cadastro Único (CadÚnico) atende os beneficiários dos programas de transferência de renda (Bolsa Família, Renda Cidadã e Ação Jovem). A oferta deste serviço é importante para promover na cidade a implantação tanto da Política Nacional quanto o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), para garantir a inclusão social, prevenção à vulnerabilidade social, na busca da autonomia dos beneficiários dos programas de transferência de renda, abandonando a ideia do assistencialismo e promovendo o Suas como uma política de direito. Na sede, também são realizadas a atualização cadastral e manutenção do recebimento do recurso.

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é um equipamento municipal que funciona no desenvolvimento das políticas públicas preconizadas pelo Sistema Único de  Assistência Social para descentralizar o atendimento dos moradores, realizando-o  próximo de suas casas. O CRAS é a porta de entrada dos usuários da Assistência Social, ou seja, de toda família, individuo ou comunidade, para que recebam a proteção social básica em caso de necessidade. É por meio do CRAS que seu direito como cidadão será efetivado, por meio da inscrição no CADÚNICO, tendo acesso a programas como o Bolsa Família, Ação Jovem, PETI e outros.

O CRAS recebe a família, o indivíduo e a comunidade; acolhe, escuta, orienta e encaminha; desenvolve trabalho socioeducativo e de geração de trabalho e renda; oferece atendimento socioassistencial e psicossocial; encaminha à rede de serviços; articula, mapeia e coordena a rede socioassistencial local.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) oferece serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos. São atendidas crianças, adolescentes, jovens, mulheres, idosos, pessoas com deficiência e suas famílias. Os usuários do serviço vivenciam situações de ameaça e violações de direitos por ocorrência de abandono, violência física, psicológica ou sexual, exploração sexual comercial, situação de rua, vivência de trabalho infantil e outras formas de submissão a situações que provocam danos e agravos a sua condição de vida e os impedem de usufruir de autonomia e bem-estar. (fonte: www.brasil.gov.br? Brasil Sem Miséria)

Abrigo Municipal
De acordo com o ECA, o abrigamento é uma medida de proteção, provisória e excepcional, ou seja, é uma medida de exceção, o último recurso a ser utilizado para encaminhar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. (Conanda)(Conanda)

Bombeiros Mirins
Projeto dirigido para crianças e adolescentes com idade entre 9 e 14 anos, moradores em áreas de vulnerabilidade social e com a família inscrita no Cadastro Único (CadÚnico). O objetivo é a prevenção ao risco social, tirando as crianças e adolescentes das ruas para frequentar atividades socioeducativas, no horário complementar ao da escola. Os usuários recebem orientações de bombeiros militares do 3º Subgrupamento do 8º Grupamento, alimentação e uniformes. Entre as atividades do reforço escolar, escolinha de futebol, tarefas de bombeiro, são transmitidas noções de civismo, cidadania, respeito, civismo, postura e disciplina.

Demais serviços:

CONSELHO TUTELAR I, II e III.
Rua da Matriz, 50 - Fone: 11 4546-1444 /4513-7555
E-mail: conselhotutelarmauasp@gmail.com
Criados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), instituído pela Lei 8.069/1990, os Conselhos Tutelares são órgãos municipais autônomos e permanentes, independentes do Poder Judiciário, que têm a função de garantir o cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes. Esses órgãos integram o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente junto com outras instâncias do poder público e da sociedade civil, tais como a Justiça da Infância e Juventude, o Ministério Público, a Defensoria Pública, a Segurança Pública e os Centros de Defesa. (fonte: CONANDA ? Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente)

CRAS ORATÓRIO
Rua Salvador, 266 - Fone: 11 4514-5411
E-mail: cras.oratorio@maua.sp.gov.br
ÁREA DE ABRANGÊNCIA: Capuava, Santa Cecília, Oratório, Rosina, Cerqueira Leite, Ipê, Vila Magini, Paranavaí, Silvia Maria, Sonia Maria, Vila Canaã.

CRAS ZAÍRA
Avenida Presidente Castelo Branco, 2.982
Fone: 11 4514-4265/4519-5845/4544-6148/4541-6852

E-mail: cras.zaira@maua.sp.gov.br
ÁREA DE ABRANGÊNCIA: Parte do Zaíra e parte da área do Chafik.

CRAS MACUCO
Rua Remo Luiz Corradine, 115
Fone: 11 4546-4773/ 4519-7121
E-mail: cras.macuco@maua.sp.gov.br
ÁREA DE ABRANGÊNCIA: Alto da Boa Vista, Nova Mauá, Pq. das Flores, Paranavaí, parte do Zaíra e do Chafik.

CRAS SÃO JOÃO
Avenida Barão de Mauá, 4050
Fone: 11 4518-4535/4511-1938
E-mail: cras.saojoao@maua.sp.gov.br
ÁREA DE ABRANGÊNCIA: Adelina, Bom Recanto, Canadá, Cinerama, Elizabeth, Elvira, Esperança, Estrela, Itapeva, Kennedy, Lusitano, Maria Eneida, Maringá, Pajussara, IV Centenário, Santista, São João, São José, São Sebastião, Silvia, Núcleo Cincinato Braga, Alvorada, Bandeirantes, Mauá, Vila Ana Maria, Vila Joana, Vila Real, Vila Sonia, Vila Tavares.

CRAS FEITAL
Avenida Benedita Franco da Veiga, 1085 - Fone: 11 4546-1029/4511-3221
E-mail: cras.feital@maua.sp.gov.br
ÁREA DE ABRANGÊNCIA: Vital Brasil, Chácara Maria Aparecida, Chácara Maria Francisca, Chácara São Brás, Chácara São Lúcido, Chácara Ufania Aparecida, Bela Vista, Columbia, Nilza, Miranda,  Cruzeiro do Sul, Edem, Helida, Itaussu, Miranda Daviz, Olinda, Sampaio Vidal,  São Gabriel, Taquarussu, Núcleo Carlos de Campos, Feital, Lisboa.

CRAS PARQUE DAS AMÉRICAS
Rua Estados Unidos, 84
Fone: 11  4514-6216/4541-8320/ 4544-6149
E-mail: cras.parquedasamericas@maua.sp.gov.br
ÁREA DE ABRANGÊNCIA: Pq.das Américas, Vila Correia,  Salgueiro, Vila Augusta, Santa Lídia, Vila Cláudia, Flórida, Santa Rosa, Itapark (Velho e Novo), Vila Falchi, Vila Bocaina, Vila América, Aracy, Vila Guarani, Vila Independência, São Luiz, Campo Verde, Pq. Boa Esperança, São Luiz, Vila Augusta, Bogus, Centro, Vila São Francisco e Pq. Jaguari.

CRAS VILA MERCEDES
Rua Cícero Rodrigues da Silva, 443
Fone: 11 4513-9579/4513-6439 / 4513-6465
E-mail: cras.vilamercedes@maua.sp.gov.br
ÁREA DE ABRANGÊNCIA: Primavera, São Jorge, Guapituba, Vila Vitória, Camila, Vila Emílio, Pilar, Anchieta, São Judas, Vila Assis, Vila Isabel, Vila Mercedes, Vila Morelli, Matriz, Sertãozinho, Vila Carlina, São Vicente, Araguaia, Haydée, Pedroso.

Central dos Programas de Transferência de Renda e do Cadastro Único (CadÚnico)
Rua Santa Cecília, 300 - Fone: 11 4543-3150
E-mail: cad.unico@maua.sp.gov.br

Projeto BOMBEIROS MIRINS
Avenida Papa João XXIII, 310
Fone: 11 4546-3418 
Atendimento a 150 jovens, de 9 a 15 anos em risco social, ofertando ações socioeducativas e de incentivo escolar. As famílias são cadastradas nos Centros de Referência de Assistência Social.

CREAS
Rua Avaré, 62
Fone: 11 4546-2885 ou 0800 19 19 05
E-mail: creas@maua.sp.gov.br

ABRIGO MUNICIPAL
Fone: 11 4555-2558  
E-mail: abrigomunicipal@maua.sp.gov.br

SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS DE DIREITO
Avenida Dom José Gaspar, 101 ? Matriz
Fone: 11 4555-1999
E-mail: conselhos.maua@gmail.com

A SAS tem a responsabilidade de acompanhar, participar e oferecer condições objetivas de funcionamento aos cinco conselhos abaixo mencionados. Sendo também responsável pela infraestrutura operacional dos três Conselhos Tutelares, os quais estão sediados em um único local.
Os Conselhos de Direitos são instâncias privilegiadas de controle social, pois normatizam, disciplinam, acompanham, avaliam e fiscalizam a gestão e a execução dos serviços, programas, projetos e benefícios de assistência social, prestado pela rede socioassistencial (direta e conveniada).

CMAS ? Conselho Municipal de Assistência Social,
E-mail: cmas@maua.sp.gov.br
CMDCA ? Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, E-mail: cmdca@maua.sp.gov.br
CMI ? Conselho Municipal do Idoso,
E-mail: cmi@maua.sp.gov.br
CMPD ? Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência,
E-mail: cmpd@maua.sp.gov.br
CMDM ? Conselho Municipal dos Direitos da Mulher
E-mail: cmdm@maua.sp.gov.br

ÁREA DE ABRANGÊNCIA CENTRAL: Centro, Matriz, Sertãozinho, Vila Carlina, Vila Falchi, Vila Bocaina, Vila América, Jandira, Aracy, Vila Guarani, São Vicente, Vila São Francisco, Vila Independência, São Luiz, Campo Verde, Pedroso, Boa Esperança, Araguaia, das Margaridas, Haydée.


Secretário(a):



Sandra Ribeiro de Souza

Sandra Ribeiro de Souza graduou-se como Assistente Social em 2003 pela Faculdade Paulista de Serviço Social de São Caetano do Sul. Concluiu pós-graduação em Gestão e Políticas Públicas pela Fundação Escola de Sociologia de São Paulo. Foi aprovada em concurso público para Assistente Social no Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (Fundação CASA), onde ficou por sete anos; é Assistente Social concursada na Prefeitura Municipal de Mauá.


Contatos:



Endereço:
Rua Luís Mariani, 96 - Vl. Fausto Morelli - 09390-050

Telefone
4555-1999

E-mail:
cidadaniaeacaosocial@maua.sp.gov.br