24/11/2023

Dia Internacional da Cidade Educadora terá atividades de promoção da igualdade racial em Mauá
Desfile de moda, palestras e cultura integram a programação nesta segunda-feira (27)

**

.

Mauá terá uma série de atividades em comemoração ao Dia Internacional da Cidade Educadora, comemorado no dia 27 (segunda-feira), a partir das 17h, no Teatro Municipal, localizado à rua Gabriel Marques, 353, Vila Noêmia. O tema será “Cultura, fonte de criação e aprendizagem na Cidade Educadora”, com destaque para a temática antirracista e da cultura afro-brasileira.
 
O evento terá início com a apresentação do Orquestra de Violeiros de Mauá, que é patrimônio imaterial do município. Em seguida, será a vez da poetisa e educadora popular Winnie Barros Braga exibir seus projetos literários, que considera ferramenta educacional. O coral das Oficinas Culturais da Prefeitura também interpretará a música tema das Cidades Educadoras.
 
Os alunos da Escola Municipal Educação de Jovens e Adultos (EMEJA) Clarice Lispector lerão a carta que estabelece os preceitos da Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE).
 
A programação prevê ainda palestra do coordenador do programa em Mauá, professor-mestre Antonio Coelho de Souza Nascimento, sobre o trabalho desenvolvido no município e o contexto internacional das Cidades Educadoras. A mestra em docência e gestão educacional pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Luce Elena Diogo da Silva, em sua palestra abordará o tema “20 anos da Lei 10.639/03”, que estabeleceu a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira nas disciplinas que integram as grades curriculares do ensino fundamental e médio no Brasil. Esta lei também estabelece o dia 20 de novembro como sendo o Dia Nacional da Consciência Negra. A terceira participação será da pesquisadora, consultora das relações raciais no ambiente escolar e mestra em Educação pela Pontifícia universidade Católica (PUC) de São Paulo, Elenir Fagundes Santos Freitas, com o tema “Movimento negro que educa.”
 
A última participação será da vice-prefeita de Mauá e secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Celma Dias, que falará sobre o combate à violência doméstica e feminicídio.
 
Mauá integra a Associação Internacional de Cidades Educadoras, juntamente com mais 31 municípios brasileiros; 89 cidades em 10 países da América; outras cinco cidades em cinco países da África; 25 cidades em quatro países da Ásia; e mais 361 cidades de 11 países da Europa, num total de 480 municípios em 30 países. No ABC Paulista, além de Mauá, integram o grupo Santo André e São Bernardo do Campo. 
 
As cidades têm compromisso em desenvolver atividades que abordem temas atuais como: infância, gênero, juventude, participação, meio ambiente, vida saudável, coexistência e cultura de paz, espaço público, inclusão social, idosos, cultura e desporto.
 
As Cidades Educadoras promovem o acesso à cultura, garantindo a igualdade de oportunidades, reconhecem diferentes culturas e manifestações culturais presentes no território e fomentam uma educação artística de qualidade que permita o desenvolvimento pessoal e coletivo, como forma de inclusão e capacitação social, em ambientes de diálogo e participação popular.
 
Para integrar a AICE, é necessária a aprovação da adesão por parte do órgão máximo de decisão municipal, como a Câmara Municipal, cumprimento dos princípios da Carta das Cidades Educadoras, participação nos canais de debate, intercâmbio e colaboração da Associação e pagamento da quota anual correspondente dentro dos prazos previstos.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
24/11/2023 17:15


Outras Notícias

01/03/2024

Pinacoteca de Mauá celebra 20 anos com exposição inédita

Mostra reúne mais de 60 obras de grandes artistas nacionais e de referências da região

01/03/2024

CPTR de Mauá registra 226 vagas de emprego

Existem oportunidades para candidatos com e sem experiência

01/03/2024

Final de semana tem Escola Aberta em Mauá

Estão programadas oficinas formativas de auto maquiagem social e artística e bordado em bastidor

28/02/2024

Mauá se organiza para o Dia D de Combate a Dengue, na sexta-feira (1º/03)

Reunião do Comitê Intersecretarial faz balanço e organiza atividades

28/02/2024

Iluminação pública de Mauá é 99,9% de LED

Desde 2021, foram criados 773 novos pontos de iluminação e mais de 3.700 passaram por revitalização

27/02/2024

Mauá amplia tratamento de Transtornos da Dor Crônica

Após primeira fase iniciada no CER e nas UBSs Zaíra 1 e 2, a iniciativa chega em outras regiões

26/02/2024

Programa vai doar 150 óculos para alunos da EJA de Mauá

Parceria entre Prefeitura, Rotary Club de Mauá e empresas, pretende colaborar no aprendizado e qualidade de vida de estudantes com mais de 15 anos

26/02/2024

Prefeitura de Mauá tem 52 vagas para cursos profissionalizantes gratuitos

Programa Qualifica Mauá tem o objetivo de ajudar quem busca adquirir novos conhecimentos ou quem sabe uma recolocação profissional

23/02/2024

Mauá realiza nebulização no Jardim Kennedy

Objetivo é eliminar mosquitos adultos, que possam transmitir a dengue. Região tem mais casos suspeitos e confirmados da doença na cidade

23/02/2024

CPTR de Mauá registra 202 vagas de emprego

Há oportunidades para candidatos com e sem experiência