Saúde | 6 de novembro de 2025

Mauá realiza Dia D da Dengue e reforça ações de combate ao Aedes aegypti

Município adere a campanha nacional e amplia mobilização antes do verão


Com o objetivo de intensificar o enfrentamento às arboviroses e reforçar a conscientização da população, Mauá realizará neste sábado (8) o Dia D da Dengue, ação que integra a campanha nacional ‘Não dê chance para dengue, zika e chikungunya’, lançada pelo governo federal no início da semana. A iniciativa tem como foco mobilizar moradores e profissionais de saúde para eliminar criadouros e evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti com agentes visitando residências e conversando com moradores.

A adesão à campanha federal reforça o conjunto de medidas que o município vem adotando ao longo do ano. Recentemente, no fim de outubro, a Secretaria de Saúde concluiu a formação da segunda turma de Brigadistas de Combate às Arboviroses, somando agora 182 servidores de diversas secretarias capacitados para atuar como multiplicadores das ações de prevenção. Além de promoverem atividades internas em órgãos públicos, os brigadistas desempenham papel essencial na orientação direta à comunidade.

O esforço da administração municipal tem produzido resultados concretos. Após um 2024 com 11.531 casos comprovados de dengue e 11 óbitos, o cenário atual é de significativa melhora: em 2025, Mauá confirmou 1.678 casos e nenhuma morte até o fim de outubro, o que representa redução de 85% em menos de um ano nos casos positivados.

Desde janeiro, ACSs (Agentes Comunitários de Saúde) e ACEs (Agentes de Combate às Endemias) realizaram 240.496 vistorias em pontos estratégicos, como imóveis residenciais, estabelecimentos comerciais e espaços públicos, incluindo unidades de saúde e escolas.

Além disso, foram realizadas 42 ações pontuais, incluindo a intensificação de atividades com as secretarias municipais de Educação e de Saúde no combate às arboviroses, sensibilização e capacitação de profissionais da saúde, apresentação do teatro de fantoches em escolas e exposição itinerante de maquete. As equipes também reforçaram bloqueios em áreas com casos suspeitos, reduzindo o risco de transmissão do vírus.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil contabiliza atualmente 1,6 milhão de casos prováveis de dengue, o que representa redução de 75% em relação ao mesmo período de 2024. No mesmo recorte, o número de óbitos caiu 72%, totalizando 1,6 mil mortes no país.

Além das ações de controle vetorial, Mauá oferece vacinação gratuita contra a dengue a adolescentes de 10 a 14 anos, conforme orientação do SUS (Sistema Único de Saúde). Desde o início da imunização, em junho do ano passado, 12.301 jovens receberam a primeira dose (cobertura de 46% do público-alvo) e 6.115 a segunda (cobertura de 23%).

Na próxima semana, entre 10 e 14 de novembro, a cidade fortalecerá as atividades de mobilização com ações educativas na região central, próximas às estações de trem e ônibus, e bloqueios estratégicos em diversos bairros. Já no dia 26 de novembro, a Secretaria de Saúde promoverá evento de sensibilização com representantes das redes pública e privada, no Centro de Formação de Professores Dr. Miguel Arraes, com mediação das equipes de Gerência de Zoonoses e de Vigilância Epidemiológica.

Todas essas medidas antecedem o início do verão, período em que os aumentos das chuvas e das temperaturas favorecem a reprodução do mosquito. A meta é manter o controle alcançado e evitar novos surtos.

“O trabalho de enfrentamento ao Aedes aegypti é contínuo e coletivo. Cada morador tem papel essencial ao eliminar criadouros e manter os ambientes livres de água parada. Graças ao empenho das equipes e à adesão da população, conseguimos reduzir drasticamente os casos neste ano. Agora, com a campanha nacional e o Dia D, queremos reforçar esse compromisso com a saúde de Mauá”, destacou Kátia Navarro Watanabe, secretária adjunta municipal de Saúde.

Usamos cookies a fim de proporcionar uma melhor experiência em nosso site.

Saiba mais