A equipe que integra a ONU Habitat reuniu-se com as gestoras da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres da Prefeitura de Mauá, para conhecer o trabalho desenvolvido e começarem a planejar em conjunto as estratégias que serão desenvolvidas no plano de ação para a urbanização da área do Chafick-Macuco, no Jardim Zaíra, contemplada com o PAC Periferia Viva, do Governo Federal.
A primeira parte do plano de ação considera o trabalho social, com cadastramento e mobilização dos moradores para apresentar o projeto de urbanização e receber a contribuição da comunidade. A colaboração da equipe da Secretaria vai ajudar a equipe da ONU Habitat na mobilização dos moradores da área do Chafick-Macuco, promovendo políticas públicas e a discussão do plano. Isto é importante porque a maioria das famílias na região é chefiada por mulheres. A localidade reúne cerca de três mil famílias e é a quarta maior favela do estado de São Paulo. “O envolvimento das secretarias municipais é fundamental para que as ações cheguem com efetividade às famílias. Nossa Secretaria contribuirá promovendo espaços de escuta e assegurando que as políticas públicas considerem as necessidades específicas das mulheres e das famílias”, complementa Cida Maia.
“Tratamos de alguns pontos importantes como as metodologias voltadas à mobilização feminina para a elaboração do Plano de Ação Periferia Viva que serão aplicadas à área do Chafick-Macuco pelo ONU-Habitat e a possibilidade de a secretaria multiplicar a aplicação em outros territórios; políticas públicas para mulheres existentes no município e que podem potencializar a mobilização e discussão do plano, bem como se articular a outras políticas no território do estudo; a participação da Secretaria e da rede vinculada ao Suamm na elaboração da leitura do território e das propostas para ele; e a possibilidade de utilização de dados de atendimento às mulheres nas análises territoriais que serão apresentadas no Plano de Ação Periferia Viva”, explicou a coordenadora da equipe da ONU Habitat em Mauá, Ana Carolina Nunes.
O Governo Federal e a Prefeitura de Mauá deram início ao planejamento de ações a serem executadas no projeto de urbanização de parte do território do Chafick-Macuco, dentro do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC Periferia Viva - Jardim Zaíra). São R$159 milhões destinados pelo Governo Federal para a Prefeitura de Mauá. Para isso, técnicos da ONU-Habitat fazem a assessoria técnica no território, com apoio da Fundação Tide Setúbal, Ministério das Cidades, por meio da Secretaria Nacional de Periferias, e Caixa Econômica Federal, que estarão acompanhando o desenvolver das obras e ações com a comunidade.
Os moradores da região também podem se dirigir ao Posto Territorial, em que está localizada a Unidade Executora Local, onde atuam os técnicos da ONU-Habitat, nas dependências da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, na avenida Castelo Branco, 1930, no Jardim Zaíra.
Macuco-Chafick
É uma área de moradia que teve crescimento desordenado, no Jardim Zaíra, criado nos anos 1970 a partir do parcelamento irregular da Gleba C. É dividido em nove setores, com infraestrutura precária, ocupação de encostas, áreas de proteção permanentes e regiões sujeitas a riscos geológicos e hidrológicos. A região já tem dois PACS em andamento e com a chegada do PAC Periferia Viva, haverá obras de urbanização e de regularização fundiária, além de políticas públicas dos mais diversos segmentos para garantir cidadania e mais segurança.
