Saúde | 19 de novembro de 2025

Mauá é agraciada pelo Ministério da Saúde por desempenho no controle à tuberculose

Município mantém ações contínuas de busca ativa e amplia diagnóstico para fortalecer prevenção e tratamento da doença


A Prefeitura de Mauá recebeu importante reconhecimento do Ministério da Saúde pelo desempenho no controle da tuberculose. O município foi homenageado pela Coordenação-Geral de Vigilância da Tuberculose, Micoses Endêmicas e Micobactérias Não Tuberculosas após alcançar 84,1% de cura entre os novos casos de tuberculose pulmonar com confirmação laboratorial — índice considerado destaque nacional.

A menção honrosa, simbolizada em placa de aço entregue ao governo municipal, celebra o trabalho consistente e dedicado dos profissionais de saúde locais e reforça a eficiência das estratégias adotadas em nível municipal,  com ações essenciais de vigilância e cuidado às comunidades afetadas pela doença. 

“É muito orgulho receber esse retorno e saber que estamos no caminho certo. O resultado é fruto do esforço coletivo dos profissionais de saúde de Mauá, que trabalham incansavelmente para oferecer atendimento de qualidade e salvar vidas. Continuaremos intensificando nossos esforços para garantir que todos os casos sejam diagnosticados e tratados de forma eficaz”, afirmou Eliene de Paula Pinto, secretária municipal de Saúde.

A cidade mantém, ao longo de todo o ano, campanhas de busca ativa de sintomáticos respiratórios — estratégia que se torna ainda mais intensa entre março e setembro, seguindo diretrizes de programas estadual e nacional de controle da tuberculose.

Recentemente, a Secretaria Municipal de Saúde ampliou a oferta do exame de escarro (baciloscopia – BK) nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e realizou diversas ações de sensibilização em bairros da cidade para identificar casos suspeitos com rapidez, assegurar diagnóstico precoce e ofertar tratamento gratuito, interrompendo a cadeia de transmissão e contribuindo para melhorar as taxas de cura.

A tuberculose é uma doença respiratória contagiosa transmitida por via aérea. O Brasil registra mais de 80 mil novos casos por ano. Em Mauá, foram contabilizadas 174 infecções pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch, em 2024. Até outubro deste ano, 107 novos casos foram diagnosticados — números que reforçam a importância da vigilância constante.

A recomendação é que as pessoas procurem a UBS mais próxima ao apresentar sintomas como tosse persistente por mais de duas semanas, febre, sudorese noturna, cansaço excessivo ou perda de peso. O exame de escarro — simples, rápido e gratuito — também é indicado para quem convive com alguém diagnosticado com tuberculose, a fim de verificar se a pessoa também está doente ou possui infecção latente, já que a doença pode se manifestar até dois anos após o contato com a bactéria.

Usamos cookies a fim de proporcionar uma melhor experiência em nosso site.

Saiba mais