A Secretaria de Saúde de Mauá promoveu nesta semana a primeira edição do ‘Programa de Ambientação e Integração’. Ela foi destinada a 15 novos servidores recém-empossados, convocados do último concurso realizado pela área, para cargos administrativos. A iniciativa marcou o início das atividades destes profissionais no serviço público.
Na terça-feira (2), os participantes receberam orientações sobre normas institucionais, funcionamento do SUS (Sistema Único de Saúde), legislações fundamentais, ética no serviço público, direitos e deveres, rotinas administrativas e informações sobre as estruturas organizacionais da pasta e da rede municipal de saúde. A programação ainda incluiu visitas a setores da sede administrativa da Secretaria de Saúde. A ação também serviu como espaço de acolhimento e esclarecimento de dúvidas, contribuindo para a adaptação dos novos colaboradores.
“A proposta é acolher os novos servidores e proporcionar uma adaptação humanizada à gestão pública, assegurando que iniciem suas atividades bem orientados, cientes de suas responsabilidades e alinhados à cultura institucional”, explicou Elisabete Aparecida Ribeiro Jose, coordenadora de Gestão de Pessoas e Educação em Saúde e idealizadora do programa.
Ela destaca que a intenção é estender a preparação a todos os profissionais que ingressarem na Secretaria de Saúde. “Essa etapa inicial contribui para um ambiente de trabalho mais integrado, mais consciente e, consequentemente, mais eficiente. Quando o servidor é bem integrado, ele se torna mais compromissado, engajado e seguro em suas atribuições. E isso se reflete diretamente na qualidade do atendimento oferecido à população”, acrescentou.
Após recepcionar os novos servidores, Eliene de Paula Pinto, secretária municipal de Saúde, explicou que o programa tem como base a gestão de pessoas e a educação. “Esses dois eixos se complementam, tornando nossa proposta mais eficiente, receptiva e acolhedora. Inserir novos servidores no serviço público e no SUS adequadamente é um dos objetivos da gestão da Secretaria Municipal da Saúde”, disse.
“Nosso objetivo é que os servidores se sintam acolhidos e pertencentes à grande equipe do SUS municipal” reforçou Liliana Siscari, gerente de Educação em Saúde.
