“Moça, como que adota?”, pergunta Ravi Barbosa de seis anos, com brilho nos olhos. A expectativa estava na voz do menino, que trazia nas mãos a guia com o Jairo, um cão de grande porte, sem raça definida e disponível para adoção. “Posso, né, pai?????” E o pai disse que sim. Bastou para que o pequeno Ravi explicasse que o pai queria um cachorro com cara de bravo para cuidar da casa. Mas ele preferiu a mansidão do Jairo e passou ostentar o novo amigo passeando pelo gramado do Parque da Juventude, onde foi encerrada a 2ª Cãominhada de Mauá, realizada neste domingo (07/12), e organizada pela Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Mauá. “A gente estava de olho em outro cachorro, mas o Ravi não desgrudou mais do Jairo”, disse a mãe, Lígia Alves Angelo. “Gostei porque o Jairo é fofinho. Minha irmã ainda tem seis meses e não consegue brincar comigo. O Jairo vai brincar”, acredita Ravi.
“A minha mãe é babona, me dá muito amor, dengo, gosta de lutinha… Mas ela esqueceu a minha bolinha”, teria dito Luna, provavelmente, a cachorrinha de 1,6 ano, se pudesse falar. Para a tutora Suelen Ramalho, que até então vivia em sedentarismo e com um potencial Bornault, “a Luna tem muita energia e trouxe movimento na minha vida. A gente corre e anda, agora. Mas ela ainda vai para a creche três vezes por semana porque ela precisa gastar essa energia, porque eu trabalho em home office”, explica a “mãe.”
“A gente reparou como a cachorrinha era linda, mas achamos que tinha dono. Quando soube que estava para adoção, não tivemos dúvida!!”, relatou a cabeleireira Maria Eduarda Nascimento, ao lado do marido adestrador Felipe Ventura. Scarlet tem pelos longos mesclados de preto e cinza e é muito dócil.
Animais transformam para melhor a vida das pessoas, como nessas três histórias registradas a partir da 2ª Cãominhada de Mauá. Mas ainda assim vários são abandonados e a Secretaria de Meio Ambiente desenvolve campanhas de posse responsável. O secretário-adjunto de Meio Ambiente, Rogério Santana explica que “os animais se mantiveram tranquilos durante toda a cãominhada. Estamos contentes porque temos avançado muito numa nova cultura de prevenção ao abandono e maus-tratos”. Um apoio importante é o de empresas da cidade, que colaboram na compra de insumos, medicamentos, ração e serviços, e estão aderindo ao Selo Empresa Amiga dos Animais: Adja Imobiliária, Transportadora Turística Suzano, Lagune Cosméticos, Oestevalle Pavimentações, MW Tintas, além da Green Process, Mauá Plaza Shopping, Instituto Penta, Duren e Jornal Opinião Pública.
Os interessados em adotar um cão ou gato podem visitar o Centro de Proteção Animal Adoções, na Rua das Camélias, 248, Sertãozinho, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h. Mais informações pelo telefone 4512-7602. É necessário ter 18 anos ou mais e apresentar documento com foto e comprovante de residência. Outros animais à disposição para adoção podem ser encontrados na página centrodeprotecaoanimal.maua.sp.gov.br. O telefone para denúncia de mas-tratos ou abandono é o 4512-7661.
