Nesta quinta-feira (11/12), o Sistema Único de Atenção à Mulher, o Suamm, programa coordenado pela Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres da Prefeitura de Mauá, de conquistou o segundo lugar, entre 70 iniciativas no estado voltadas à prevenção e combate à violência de gênero do 3ª edição do Prêmio #Rompa do Tribunal de Justiça de de São Paulo (TJSP)/Associação Paulista dois Magistrados (Apamagis). Mauá concorreu com o projeto vencedor da categoria Entidade Pública ‘Marias da Penha’, da Unidade Municipal de Educação (UME) Professor Orlando Adegas, na cidade de Santos, e ‘Para além, todo dia’, do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS Álcool e Drogas) e Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência, de Francisco Morato, que ficou na terceira posição. Toda a equipe da Secretaria compareceu ao evento.
As outras categorias premiadas foram Sociedade Civil e Magistrada/Magistrado. A premiação teve júri formado por 15 mulheres, entre elas, a jornalista da Globonews, Aline Midlej, a advogada tributarista e CEO do grupo Mulheres do Brasil Alexandra Segantin, a psicóloga e mestre em Psicologia pela Universidade de São Paulo, Mafoane Odara, entre outras.
Durante o evento, também foi homenageada a desembargadora aposentada Maria Cristina Zucchi, cujo trabalho de prevenção e combate à violência contra a mulher foi pioneiro. “Este momento é tão grande porque ele confirma que estamos construindo algo que não volta para trás. Depois de nós, é uma cultura que não aceita, sem hesitação alguma, nem uma forma de violência contra a mulher ou de sua desvalorização”, disse Maria Cristina.
O presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, expressou contentamento com as várias iniciativas cujo foco é o combate à violência, emocionando-se ao lembrar da esposa, suas duas filhas e as duas netas, numa identificação que não gostaria de agressões nem contra elas nem contra outras mulheres. “Já foram julgados 1535 casos de feminicídio no estado de São Paulo, até outubro de 2025, e chegar à terceira edição do #Rompa significa que que estão transformando indignação em ação, que a prevenção é tão importante quanto a punição que os homens fazem parte desta luta”afirmou o presidente. Para ele, “é possível mudar a realidade e expresso a minha gratidão a todos os premiados.
“O Suamm está sendo expandido para outras cidades e estados do país e isso é um orgulho para Mauá. O principal é sabermos que temos salvado muitas vidas. Além disso, é preciso destacar a enorme dedicação da equipe que atua diariamente em todos os cantos da cidade informando, educando e protegendo a atual e as futuras gerações. Tudo isso não seria possível sem a vontade política do prefeito Marcelo Oliveira para transformar a nossa cidade”, afirmou a secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Cida Maia.
O Suamm - O Suamm foi criado em 2021, como uma forma de combater a violência doméstica e promover ações interssetoriais para desenvolver a autonomia, protagonismo e qualidade de vida de cidadãs do município. O trabalho integrado tem chamado a atenção de outros municípios em virtude da sistematização das ações de todos os setores envolvidos, como as polícias Civil e Militar, Guarda Municipal, Defensoria Pública, Conselho Tutelar, Ministério Público, Prefeitura e vários outros serviços.
