A Prefeitura de Mauá está fortalecendo a parceria com a organização não-governamental Ateliê Criativo e, em conjunto, realizaram o 1º Workshop de Economia Circular e Precious Plastic, o conhecido plástico com valor, para ensinar como criar produtos e objetos a partir da reciclagem de tampinhas de garrafas pet. O evento teve apoio das secretarias de Relações Institucionais, Educação, Cultura e Meio Ambiente, da Prefeitura de Mauá.
O workshop de três horas foi realizado em duas etapas de duas horas, para 25 alunos cada, das escolas estaduais Olavo Hansen, na avenida Benedita Franca da Veiga, na Vila Lisboa, e a Professora Irene da Silva Costa, no Jardim Itapeva.
O curso normal é realizado no contraturno escolar, com início em setembro, carga de 128 horas/aula, três vezes por semana, no período noturno. O curso é totalmente gratuito. “É uma importante oportunidade para que os alunos contribuam com o meio ambiente ao darem uma nova utilização para as tampinhas de plástico e outros materiais, além de significar a possibilidade de geração de renda”, explicou o secretário de Relações Institucionais, Edilson de Paula.
No curso, os alunos aprendem sobre os diferentes tipos de plástico, a utilizar máquinas como injetoras, prensas e trituradores; criam produtos exclusivos, sustentáveis e com projeto próprio. É dirigido para jovens e adultos a partir de 16 anos.
Em Mauá, a iniciativa é patrocinada pela Engemet e Max Del, com o apoio da Link Consultoria, AEPIS, Prefeitura de Mauá, Bachkos Produções e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, por meio do Programa de Ação Cultural – ProAC.
