Saúde | 29 de maio de 2026
Mauá promove Dia D de Vacinação contra febre amarela e gripe neste sábado, 30 de maio
Alta de casos de síndrome respiratória aguda grave e confirmação da circulação do vírus da febre amarela em sagui encontrado na divisa com Santo André motivaram ação da Secretaria Municipal de Saúde
A Prefeitura de Mauá realiza neste sábado (30) o Dia D de Vacinação contra a febre amarela e a gripe. A mobilização ocorrerá das 8h às 17h em seis Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município: Parque São Vicente, Vila Assis, Magini, Zaíra 1, Itapark e São João.
A iniciativa foi definida pela Secretaria Municipal de Saúde após a confirmação de febre amarela em macaco encontrado na divisa entre Mauá e Santo André. A ação busca ampliar a cobertura vacinal da população, que caiu de 60% para 37% neste ano. A redução está relacionada ao vencimento da proteção de oito anos garantida pelas doses fracionadas aplicadas durante as campanhas emergenciais realizadas em 2018.
A vacina contra a febre amarela estará disponível para pessoas de 9 meses a 59 anos. Quem tem 60 anos ou mais deve procurar orientação médica antes da imunização. A recomendação é especialmente importante para moradores que receberam a dose fracionada em 2018, já que agora precisam tomar a dose padrão, responsável por garantir proteção para o resto da vida.
A mobilização também será utilizada para reforçar a vacinação contra a gripe. Dados da Vigilância Epidemiológica de Mauá apontam aumento de 71,7% nos casos graves de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) entre janeiro e abril deste ano. A preocupação se intensifica com a aproximação do inverno, período em que as doenças respiratórias costumam crescer.
Desde 19 de maio, a vacina contra a Influenza está liberada para toda a população acima de seis meses de idade, embora a prioridade continue sendo os grupos mais vulneráveis definidos pelo Ministério da Saúde, como gestantes, crianças e idosos. Neste ano, Mauá registrou uma morte por Influenza e investiga outro óbito suspeito, ambos envolvendo crianças.
Além da vacinação, a Prefeitura reforça a importância de medidas preventivas, como higienizar frequentemente as mãos, cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar, evitar ambientes fechados e eliminar recipientes com água parada, reduzindo a proliferação de mosquitos. A febre amarela urbana é transmitida pelo _Aedes aegypti_, vetor também responsável pela dengue, chikungunya e zika.
Para receber os imunizantes, basta comparecer a qualquer UBS do município com documento com foto e, se possível, a carteirinha de vacinação. Não é necessário agendamento. A imunização é gratuita, segura e está disponível de segunda a sexta-feira nas 23 UBSs de Mauá.
As aplicações começam às 8h, com horários de encerramento variando conforme a unidade. As UBSs Flórida, Magini, São João e Zaíra 2 vacinam até as 20h; Primavera e Sônia Maria até as 18h; e as demais unidades até as 16h30.
