Prefeitura de Mauá

Saúde | 23 de junho de 2026

UBS Santa Lídia é revitalizada com mais acessibilidade, conforto e qualidade no atendimento

Unidade recebeu melhorias estruturais e recursos de inclusão para ampliar a qualidade do atendimento à população


Entrar em uma unidade de saúde e conseguir se locomover com autonomia, ser bem acolhido e encontrar um ambiente confortável faz toda a diferença para quem busca atendimento. Com esse objetivo, a Prefeitura de Mauá entregou nesta terça-feira (23/06) a revitalização da Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Lídia. A obra recebeu investimento de aproximadamente R$ 1 milhão em recursos do Governo Federal e integra um pacote de R$ 12 milhões destinado à modernização de 10 UBSs da cidade, dentro de um conjunto de investimentos que já ultrapassa R$ 56 milhões em obras, equipamentos e ampliação dos serviços de saúde no município.

A revitalização contemplou melhorias voltadas à acessibilidade, ao acolhimento e à qualificação dos serviços prestados à população. Entre as intervenções realizadas estão a instalação de piso tátil, sinalização em braile e recursos de audiodescrição, além da modernização dos ambientes, proporcionando mais conforto e segurança para usuários e profissionais.

Inaugurada em 1980, a UBS Santa Lídia possui 22 mil prontuários ativos e registra, em média, 700 consultas médicas e 3 mil atendimentos de enfermagem por mês. Com as melhorias, a unidade passou a contar com seis consultórios médicos, duas salas de enfermagem, ampliação da estrutura odontológica, sala de medicação e coleta ampliada, espaço para amamentação, recepção informatizada, sistema eletrônico de senhas e salas de espera climatizadas.

Durante a entrega, o prefeito Marcelo Oliveira destacou que a revitalização faz parte do compromisso da administração municipal com o fortalecimento da rede pública de saúde.

“Estamos trabalhando para oferecer mais dignidade a quem utiliza o SUS. A revitalização da UBS Santa Lídia representa mais conforto, acessibilidade e qualidade para os moradores e também para os profissionais que atuam na unidade”, afirmou.

A secretária municipal de Saúde, Eliene de Paula Pinto, ressaltou que a modernização dos equipamentos públicos tem sido uma das prioridades da gestão.

“Temos avançado na melhoria da infraestrutura das unidades e também na implantação de novos programas e projetos. Nosso objetivo é garantir espaços cada vez mais acolhedores, acessíveis e preparados para atender a população com qualidade”, disse.

Para a coordenadora da Atenção Primária, Amanda Batista, a entrega reforça o compromisso permanente com a qualificação da assistência prestada aos moradores.

“Cuidar de vidas é o nosso maior desafio. Esta entrega é resultado do trabalho de muitas pessoas comprometidas em oferecer um atendimento cada vez melhor para a população de Mauá”, destacou.


Desenvolvido pela CTI - Coordenadoria de Tecnologia da Informação

Usamos cookies a fim de proporcionar uma melhor experiência em nosso site.

Saiba mais