Mauá tornou-se o primeiro município brasileiro a receber uma qualificação presencial promovida pelo Ministério da Saúde para apoiar a implantação das estratégias de Saúde Digital no território, após o recebimento do Combo de Telessaúde doado pelo Governo Federal. A atividade foi voltada aos profissionais da Atenção Primária à Saúde que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da rede municipal.
Realizada nesta quarta-feira (24), a oficina foi aberta pela secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad, e pela secretária municipal de Saúde de Mauá, Eliene de Paula Pinto e contou com a participação da secretária de Assistência Social, Fernanda Oliveira. A atividade integra as ações do Programa SUS Digital, iniciativa do Governo Federal voltada ao apoio a estados e municípios na transformação digital do Sistema Único de Saúde (SUS), principal estratégia de transformação digital da saúde pública brasileira e eixo tecnológico do Programa Agora Tem Especialistas, contribuindo para o fortalecimento da integração das redes de atenção, da interoperabilidade dos sistemas de informação e da ampliação do acesso da população a serviços especializados. O encontro contou, ainda, com a participação de representantes da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP).
“Receber essa capacitação diretamente do Ministério da Saúde representa um marco para Mauá. Estamos qualificando nossas equipes para utilizar uma tecnologia que amplia a capacidade de diagnóstico na Atenção Primária, reduz o tempo de espera para avaliação especializada e oferece mais agilidade e segurança no cuidado à população”, destacou a secretária municipal de Saúde, Eliene de Paula Pinto.
“Sob a liderança da secretária Eliene, as ações desenvolvidas destacam a motivação e o engajamento das equipes das Unidades Básicas de Saúde, que participam ativamente da implementação da retinografia. O trabalho não se limita à capacitação para a captura das imagens, mas inclui também a qualificação para a aplicação do protocolo clínico, garantindo maior segurança e resolutividade no cuidado. Essa abordagem integrada tem contribuído para a organização do fluxo assistencial e para a redução da fila de espera, ampliando o acesso da população ao diagnóstico oftalmológico no tempo oportuno”, destacou a secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad.
Capacitação fortalece diagnóstico precoce na Atenção Primária
Durante o encontro, os profissionais foram qualificados para a utilização dos equipamentos que compõem o Combo de Telessaúde disponibilizado pelo Ministério da Saúde, incluindo o retinógrafo portátil, equipamento utilizado na realização da telerretinografia para prevenção, diagnóstico e acompanhamento de doenças oculares, como glaucoma, retinopatia diabética e degeneração macular relacionada à idade.
Inicialmente, 25 profissionais serão capacitados, sendo pelo menos um representante de cada unidade de saúde. O objetivo é dar continuidade à formação por meio da Educação Permanente em Saúde, ampliando gradualmente o número de profissionais habilitados para a utilização da tecnologia e fortalecendo a qualidade da assistência prestada à população.
"Esse é apenas o primeiro passo de uma estratégia que será ampliada em nossa rede. A formação continuada das equipes permitirá que essa tecnologia esteja cada vez mais presente nas unidades, fortalecendo o diagnóstico precoce, qualificando os encaminhamentos e garantindo um atendimento mais resolutivo para quem depende do SUS", afirmou Eliene.
Além da qualificação para o uso dos equipamentos, os participantes conheceram os diversos serviços ofertados pela Rede Nacional de Telessaúde, com orientações sobre fluxos de acesso e utilização das ferramentas de saúde digital já disponíveis para os profissionais do SUS.
A qualificação também evidenciou o papel estratégico da Rede Brasileira de Telessaúde no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Presente em todo o território nacional, a rede articula instituições de ensino, pesquisa e assistência para ampliar o acesso ao conhecimento especializado, apoiar os profissionais de saúde e promover maior equidade na oferta de serviços. Nesse processo, a interoperabilidade dos sistemas de informação em saúde assume papel central, ao possibilitar o compartilhamento seguro e padronizado de dados entre diferentes serviços e níveis de atenção. Essa integração fortalece a coordenação do cuidado, qualifica a tomada de decisão clínica e contribui para uma atenção à saúde mais eficiente, resolutiva e centrada nas necessidades da população.
Foram apresentadas as possibilidades de teleconsultorias em diferentes especialidades, com destaque para saúde mental, odontologia, oftalmologia e outras áreas estratégicas da atenção à saúde. Os profissionais também receberam orientações sobre teleconsultas, telediagnóstico e outras soluções digitais que auxiliam na tomada de decisão clínica, qualificam o cuidado e ampliam a resolutividade da Atenção Primária.
O retinógrafo portátil, um dos equipamentos apresentados durante a qualificação, permite a captura de imagens de alta resolução da retina, nervo óptico e mácula. Além da precisão diagnóstica, o equipamento possui mobilidade, podendo ser utilizado tanto nas unidades de saúde quanto em ações extramuros, ampliando o alcance dos serviços especializados e facilitando o acesso da população ao cuidado.
A iniciativa reforça o compromisso do Ministério da Saúde e da Prefeitura de Mauá com a inovação, a transformação digital do SUS e a ampliação do acesso à saúde especializada, contribuindo para uma assistência mais resolutiva, equitativa e próxima das necessidades da população.